RESUMO - O esôfago em quebra-nozes é uma anormalidade manométrica, incluída entre os distúrbios motores primários do esôfago, caracterizada por ondas peristálticas que atingem elevada amplitude em esôfago distal, descrita inicialmente em pacientes com dor torácica não-cardíaca.
Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir. Em raras ocasiões, apresenta-se uma hemorragia microscópica ou intensa no revestimento interno da hérnia, em qualquer um dos tipos de hérnia de hiato.
O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
A melhor forma de aliviar os sintomas consiste em fazer algumas alterações na dieta, devendo a pessoa evitar fazer refeições muito volumosas e evitar comer alimentos muito gordurosos ou condimentados.
Hérnia hiatal grande não causa nada diretamente, mas pode favorecer o refluxo gastroesofágico que é perigoso a longo prazo, pois causa câncer de esôfago. Lembrando que o único tratamento para Hérnia de hiato é cirurgia. Medicação não resolve o problema, apenas ameniza os sintomas.
Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são os que bloqueiam a secreção ácida do estômago, os que são chamados procinéticos, que aceleram o esvaziamento do estômago e antiácidos que neutralizam a acidez do estômago momentaneamente.
Chá de camomila A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Ervas para úlcera no estômago e hérnia de hiato
Quais alimentos preferir na dieta para hérnia hiatal Beber líquido entre as refeições. Laticínios (leite, queijo e iogurtes) desnatados para facilitar a digestão. Última refeição fazer 3 a 4 horas antes de dormir.
Em alguns casos pode ser necessário corrigir a hérnia de hiato, naqueles que não melhoram ou não conseguem ficar sem medicação. É feita uma cirurgia, que pode ser por videolaparoscopia ou com plataforma robotica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.
A cirurgia como tratamento para hérnia de hiato Nesses casos, indica-se a cirurgia, que recoloca a porção que passou pelo orifício na posição original e recompõe o hiato. A operação pode ser sugerida também para a reconstrução da anatomia do esfíncter esofágico inferior nos casos de refluxo mais grave.
A hérnia de hiato ou hérnia hiatal consiste na passagem de parte de órgãos abdominais (geralmente estômago) para dentro do tórax. A cavidade torácica está separada da cavidade abdominal por um músculo – o diafragma. Nesse músculo existe um orifício, o hiato, por onde passa o esófago.
Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto.
Simeco Plus é um medicamento antiácido, indicado nos casos de aumento da acidez gástrica, úlcera péptica, inflamação do esôfago (esofagite), do estômago (gastrite), do duodeno (duodenite) e hérnia de hiato.
O tratamento cirúrgico da hérnia de hiato está indicado quando se tem uma hérnia sintomática e houve falha no tratamento clínico dos sintomas. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral e a via de acesso cirúrgica preconizada atualmente é por videolaparoscopia ou via cirurgia robótica.