O motivo da renúncia do padre Feijó como regente uno foi devido a morte de Dom Evaristo Veiga ,seu grande defensor na assembléia,e a fuga do chefe Farrapo Bento Garcia da Silva da sua prisão no Forte da Bahia,instabilidade política e perda de apoio,e a debilidade física. Sua renúncia ocorreu em junho de 1832.
No governo de Feijó, o dilema da representação política e da centralização de poderes abriu espaço para a deflagração de diferentes revoltas. ... Fisicamente incapacitado e desprovido de consistente apoio político, Feijó decidiu renunciar ao cargo de regente, em 1837.
O café era o principal produto brasileiro de exportação na época do Segundo Reinado. Era tão importante que estava, inclusive, estampado na bandeira brasileira (junto com o tabaco), sendo a planta-símbolo da nação. Por conta disto era a base da nossa economia e motor do desenvolvimento brasileiro.
O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha. ... Entretanto, sua produção em escala comercial para exportação ganhou força apenas no início do século XIX.