Escoriação (do latim, Excoriatio) significa uma falta substancial (importante) da pele, que atinge a derme (literalmente "varrer", "expor" = Ex, a derme = Corium).
De maneira geral, os primeiros cuidados com escoriações devem ser: 1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro.
Morfologia básica:
Se precisar, seque o chumaço no local, mas não o tire do ferimento; 4) Use um cinto ou uma faixa de pano em volta do tórax sobre o curativo para ajudar a manter o ferimento fechado; 5) Não aperte demais o cinto ou a faixa para não prejudicar os movimentos de respiração da vítima.
Ferimentos externos São lesões que acometem as estruturas superficiais ou profundas do organismo com grau de sangramento, laceração e contaminação variável.
Primeiros socorros em cortes superficiais
Deitar a pessoa e colocar uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão; Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros; Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos.
Primeiros Socorros - Ferimentos Leves
Assim, geralmente, o tratamento é feito com cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar xampus e pomadas que podem amenizar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base de antifúngicos ou corticoides, por exemplo.
Junte 1 colher de chá das pétalas da calêndula com uma xícara de água fervida e deixe descansar por 10 minutos. Quando esfriar molhe uma gaze ou um pedaço de algodão nesse chá, coloque em cima da ferida e enrole com uma atadura. Repita esse procedimento várias vezes ao dia e mantenha a ferida limpa.
Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
Alimentos ricos em vitamina K auxiliam no processo de coagulação, uma das primeiras e mais importantes fases do processo de cicatrização. É possível encontrar esse nutriente principalmente em vegetais folhosos e legumes de tom escuro como o couve, o espinafre, o brócolis, o alface e aspargos.
Primeiros socorros para feridas em diabéticos