No enfoque sóciopolítico a organização escolar não é compreendida com base na organização. técnica. O No enfoque científico-racional a organização é marcada pela hierarquia e racionalidade objetiva e. tecnica.
O contexto socio-político-cultural acolhe trabalhos que refletem acerca da garantia de direitos humanos, dos processos de democratização, da política e do político, da etnia e do racismo, dos grupos e movimentos sociais, da violência física e simbólica, das questões de gênero, estudos culturais e sobre a cultura, ...
O Enfoque científico-racional está principalmente voltado para as tarefas que os alunos aprendem na escola e nos resultados que elas produzem e não necessa- riamente para as necessidades dos sujeitos envolvidos ou da comunidade em que a escola está inserida.
A concepção autogestionária – baseia-se na responsabilidade coletiva e recusa qualquer tipo de norma e sistema de controle, priorizando as inter-relações mais do que as tarefas, a ausência de direção centralizada e a acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
A concepção de gestão autogestionária caracteriza-se pelo poder coletivo na escola. As decisões são deliberadas a partir de assembléias e reuniões, eliminando-se todas as formas de autoridade e de poder individualizado.
Concepção Interpretativa – Consideram nos processos de organização e gestão os significados subjetivos, sendo contra a concepção científica – racional, tem um enfoque interpretativo, ou seja, vê as práticas organizacionais como: Construção social, com base nas experiências subjetivas e nas interações sociais.