Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH. ... Quimicamente falando, ácidos são, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrhenius, toda substância que, em solução aquosa, origina como único cátion o H+.
De acordo com a quantidade de hidrogênios que podem sofrer ionização quando adicionados à água, os ácidos podem ser classificados da seguinte forma: Monoácido: apresenta um hidrogênio ionizável. ... Diácido: apresenta dois hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H2SO3.
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação.
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. ... Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-.
Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons. ... Sal neutro: são produtos da neutralização total de um ácido ou de uma base. Para identificá-los é só reparar na fórmula, não possuem H+ nem OH-.
- Quando tem oxigênio na molécula são classificados como oxiácidos; - Quando não tem são classificados como hidrácidos.
Primeira parte H = ácido. Segunda parte OH = base. Primeira parte H = ácido. Nada deu certo = sal.
2.
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.
b) Para o ânion do sal: Para determinar a força, é necessário realizar a subtração da quantidade de oxigênios do ânion pela quantidade de hidrogênios do ácido. Se o resultado da subtração for maior ou igual a 2, será um ácido forte. Resultado igual a 1 indica ácido moderado e, se for igual a zero, temos um ácido fraco.
Basicamente, a nomenclatura dos sais é realizada escrevendo-se o nome do ânion que veio do ácido, trocando-se a sua terminação, conforme mostrado abaixo, terminando com o nome do cátion que veio da base.
* Sal básico ou hidroxissal: Formado pela reação entre base forte e ácido fraco. O ânion desses sais que são provenientes do ácido fraco sofre hidrólise em meio aquoso e origina íons hidroxila (OH-), tornando o meio básico (pH > 7). * Sal ácido ou hidrogenossal: Formado pela reação entre ácido forte e base fraca.
Sal ácido: precisa ter ao menos um H+ ionizável provindo da neutralização parcial do ácido de origem. Sal básico: precisa ter ao menos um OH- dissociável provindo da neutralização parcial da base de origem. Sal ácido: NaHCO3, NaHSO4, NaH2PO4, Na2HPO4, KHSO4, etc.
A química descreve que sal é todo produto resultante da reação entre um ácido e uma base, que, quando dissolvidos em água liberam um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. O sal que consumimos, o cloreto de sódio (NaCl), é produto da reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio.
Sua fórmula geral é bastante simples. Como é composto por um cátion da base e um ânion do ácido, sempre será formado por Cátion + nion. Lembrando que o cátion é sempre positivo e o ânion negativo. Se possuírem valores iguais se anulam e o composto pode ser descrito como: NaCl.
Neutralização parcial é uma reação química que ocorre entre um sal e uma base, formando sempre água, um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado. Neutralização é a reação química entre um ácido e uma base em que ocorre a produção de um sal simples (apresenta um cátion e um ânion) e água.
Os sais estão presentes em nosso cotidiano, sendo bastante utilizados na nossa alimentação, como o sal de cozinha (NaCl) e o bicarbonato de sódio (NaHCO3), usado como fermento, e também noutras áreas, como o carbonato de cálcio (CaCO3) presente nos mármores e no calcário, e o sulfato de cálcio (CaSO4) que compõe o giz ...
Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado e são sólidos. Características dos sais: 1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. ... 5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
NaCl
Sais são substâncias formadas a partir da reação de neutralização entre um ácido e uma base, presentes no cotidiano, como o sal de cozinha. ... Os sais, por exemplo, fazem parte do cotidiano de diferentes formas.
Sais neutros ou normais: são os sais produtos de uma reação de neutralização completa, ou seja, a reação em que todos os íons H+ de um ácido ligam-se aos íons OH- da base.
Nomenclatura de Sais
Um sal ácido é toda substância inorgânica formada obrigatoriamente por dois cátions, sendo um deles o hidrônio, representado por H+ ou H3O+, e o outro é um ânion qualquer (oxigenado ou não). ... Já o cátion da base (Y+) interage com o hidrônio (H+) e o ânion do ácido (X-2), formando o sal ácido.
Sendo assim, são identificados pela ausência na fórmula dos íons H+ e OH-. Exemplo: Carbonato de potássio (K2CO3) e Cloreto de Sódio (NaCl).
Sal hidratado é um sal em que os íons do composto incorporam moléculas de água em seus retículos cristalinos, o que faz essas moléculas passarem a integrar o cristal salino. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A nomenclatura de um sal hidroxilado utiliza a regra básica relativa a um sal, acrescida do termo hidróxi que corresponde ao grupo OH. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Observação: O grupo hidróxido (OH) sempre apresenta o NOX -1.