Ela é um tipo de dor que talvez seja difícil de ser localizada. A dor abdominal superior resulta de distúrbios em órgãos como o estômago, duodeno, fígado e pâncreas. A dor abdominal intermediária (próxima ao umbigo) resulta de distúrbios de estruturas como o intestino delgado, a parte superior do cólon e o apêndice.
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.
Uma outra excelente solução caseira para apendicite crônica é o chá de cebola, pois a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas causados pela apendicite, como dor intensa no lado direito do abdômen. Cozinhar a cebola na água por 15 minutos, depois tampar e deixar repousar por 10 minutos.
A dor no lado esquerdo do abdômen e embaixo é raro de acontecer na apendicite, no entanto essa dor pode indicar pancreatite, inflamação do intestino, excesso de gases, hérnia inguinal ou cisto no ovário esquerdo, no caso das mulheres. Conheça as causas mais comuns de dor nas costas e no abdômen.
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos mais frequentes.
Você já deve ter ouvido que o apêndice não serve para nada além de inflamar. Mas a verdade é que este órgão linfático ligado ao intestino grosso tem sua função. Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.
A dor da apendicite geralmente se localiza do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor forte, pontual, bem localizada e contínua. Em alguns casos, essa dor pode começar na região do umbigo ou na parte baixa da coluna.
Os sintomas da apendicite na gravidez podem ser:
Muitas mulheres experimentam mais dor e mais frequentemente no lado direito do útero, uma vez que, durante a gravidez, o útero tende a mover-se ligeiramente para o lado direito. Sexo durante a gravidez também pode causar dor abdominal e dor lombar leve.