EQST

O Que Quer Dizer A Palavra Requerente?

O que quer dizer a palavra requerente?

O requerente é a parte que faz um requerimento, aquele que solicita algo a alguém. O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial. O pedido precisa estar presente em um documento, que recebe o nome de requerimento.

Como se pronuncia vénia?

'Data venia' é a expressão latina que deverá querer saber. Pronuncia-se com o e aberto. Significa em português «com a devida vénia [vênia, no Brasil, daí a confusão]» ou «com a devida licença».

Como utilizar o termo ipsis litteris?

Utiliza-se para indicar que um texto foi transcrito fielmente. Pode-se também utilizar uma expressão de mesmo significado, ipsis verbis, que quer dizer "pelas mesmas palavras", "textualmente", ou, até mesmo, "tal e qual".

O que significa as requerentes?

Significado de requerente Pessoa que faz um requerimento solicitando alguma coisa a alguém, geralmente a uma autoridade judicial. Algo ou alguém que requer por meio de requerimento, documento, pedição ou qualquer outro meio que contenha esse pedido.

O que quer dizer a palavra requerido?

Significado de Requerido adjetivo Que se conseguiu requerer; que foi pedido e/ou solicitado através de requerimento.

O que é o solicitante?

Significado de Solicitante adjetivo, substantivo masculino e feminino Que ou quem apresenta solicitação em juízo ou a autoridade.

O que quer dizer requerido em um processo?

Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado. ... Já o réu é a pessoa que deverá responder por um crime ou delito, sendo o polo passivo do processo judicial.

O que é promovente em um processo?

Significado de Promovente substantivo masculino e feminino [Jurídico] Pessoa que coloca uma causa em juízo, que leva uma questão para ser resolvida na Justiça.

O que é o processo judicial?

Um processo judicial corresponde a uma ação jurídica iniciada, que visa uma sentença de mérito, uma decisão de um juiz ou tribunal acerca de um direito que foi violado.

Quais são as partes principais de um processo?

Partes são de um lado, o demandante (autor), ou seja, o que postula, formula o pedido. Demandado, réu é aquele a quem se pede alguma coisa. Estado-juiz que é o destinatário da prova e o prestador da jurisdição. Entre as partes, portanto, tem-se a angularização processual (triângulo juiz, autor e réu).

Como chamar as partes no processo?

As partes do processo são o AUTOR, que ocupa o polo ativo e o RÉU que toma assento no polo passivo. Segundo Humberto Theodoro Jr, “A que invoca a tutela jurídica do Estado e toma a posição ativa de instaurar a relação processual recebe a denominação de autor.

O que é a capacidade postulatória?

Por definição, a capacidade postulatória consiste na aptidão a peticionar perante o Estado-juiz[1]. Essa capacidade é restrita aos advogados (públicos ou privados), membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, estes apenas para o desempenho de suas funções institucionais.

Quem tem capacidade postulatória?

Em regra, tem capacidade postulatória o Ministério Público, a Defensoria Pública (CF, art. 134 e LCF 80/94, art. 4º, parágrafo 6º) e o advogado, cf. artigo 36 do Código de Processo CivilArt.