O que fazer em caso de engasgo
O que fazer em caso de desmaio (e o que não fazer)
O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.
Enfim, segundo especialistas, 50 dias é o tempo máximo que uma pessoa consegue passar sem comer. Contudo, esse tempo depende de outros fatores como peso, idade, clima e mais.
A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa.
Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.
Além da hipoglicemia, a pressão baixa, episódios de vômitos, dores intensas e até mesmo o calor excessivo podem provocar o desmaio. A perda de sentidos pode ocorrer também após fortes emoções, como a morte de uma pessoa querida ou descobrir que você ganhou o prêmio da mega sena.
Em geral, o desmaio é resultado de uma queda na pressão sanguínea. Como a cabeça fica no alto do corpo, ela é a primeira parte a sentir a diminuição da circulação, o que leva à falta de oxigênio no cérebro e à perda de consciência.
Esses são os sintomas da hipoglicemia. No organismo, a insulina faz o açúcar sair do sangue e entrar nas células. Entretanto, quando a insulina sobe muito, ela reduz demais o nível de açúcar no sangue e aí vem a crise. O jejum também pode provocar uma queda repentina de açúcar no sangue – a hipoglicemia reativa.
É possível que um desmaio comum possa causar sintomas parecidos com uma crise convulsiva? Braços tortos e retraídos, cabeça para o lado e olhos abertos? Já desmaiei antes mas nunca com esses sintomas como na última vez! Pode acontecer isso em.
Tipicamente, quando o corpo sente um estresse inicial — como ver sangue — ele provoca uma resposta cheia de medo que aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e a frequência cardíaca aumenta.
Quais são os primeiros socorros para desmaio?
Geralmente, o desmaio se desenvolve no término da micção. Há que se fazer o diagnóstico diferencial com outra enfermidade menos frequente, Feocromocitoma de bexiga, que também pode provocar sintomas parecidos durante a micção.
Braços, pernas e tronco ficam endurecidos e estendidos, e começam a tremer. A pessoa também perde a consciência durante a crise. A convulsão acontece geralmente quando há um aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas do cérebro.