A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
Para representar uma coordenada geográfica, deve-se especificar a latitude e a longitude em graus, que podem ser no formato negativo ou positivo, ou utilizar-se das indicações Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W).
Altitude e Latitude Altitude: designa a elevação vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar. Quanto mais alta for a altitude, menor será a temperatura. Ela é geralmente medida em metros. Latitude: determina a distância da Linha do Equador (latitude de 0º) medida ao longo do Meridiano de Greenwich.
Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos.
Além das temperaturas, as variações de latitude interferem também na pressão atmosférica. ... Desse modo, depreende-se daí uma outra relação, dessa vez diretamente proporcional: quanto menores as latitudes, menor a pressão atmosférica, e quanto maiores as latitudes, maior a pressão atmosférica.
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
À medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta.
Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar. Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
2) Altitude Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.
A relação entre o clima e a altitude manifesta-se por meio das variações de pressão atmosférica e temperatura. Apesar de as localidades mais altas estarem mais próximas do sol, elas costumam receber menos calor, tornando-se mais frias, além de apresentarem uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor.
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.
Resposta: O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. ... Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas.
Resposta: O relevo influência no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação.
Nesse sentido, o relevo é considerado um fator que atua como um modificador do clima. Portanto, existe uma relação de interdependência, onde um fator é dependente do outro.