Conhecida como seborréia canina, a dermatite seborreica é uma doença de pele caracterizada por uma série de transtornos na camada córnea da pele que alteram a produção de sebo e queratina. Ela pode ser primária ou secundária a alguma outra patologia, seja de pele ou não.
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.
Por ser uma dermatose crônica é importante manter um tratamento regular com a orientação de um especialista. Algumas dicas para controlar a dermatite: Lavar os cabelos no mínimo três vezes por semana. Utilizar shampoos anti seborreicos e deixar o produto agir no couro cabeludo por 3 a 5 minutos e depois enxaguar.
A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora. Pode atingir pessoas de diferentes idades, mais comum em homens entre a 2ª e 5ª décadas de vida1. A dermatite seborreica não é uma alergia e não é perigosa.
1. Dermatite seborreica. Também conhecida como caspa ou seborreia, a dermatite seborreica é uma inflamação na pele que provoca descamação, vermelhidão, ferimentos em forma de crosta amarelada e coceira que pode surgir no couro cabeludo ou em outras áreas como face, como sobrancelhas, orelhas e cantos do nariz.
A micose no couro pode provocar sintomas como:
Para driblar os chatos sintomas que aparecem depois dos tratamentos químicos para cabelo, aplique glicerina líquida biodestilada diluída em um pouco de água para facilitar a distribuição no couro cabeludo. Use um algodão para ajudar a aplicar molhando bem a pele do couro cabeludo.