Para que a rampa seja acessível, é preciso considerar os limites máximos de inclinação, o número máximo de segmentos e os desníveis a serem vencidos.
A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (ABNT, 2015) estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem utilizados em projetos, para que atendam às condições de acessibilidade, ou seja, considerando diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente de seus ...
Assim, para atender à Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), a obra de readequação da entrada do prédio foi viabilizada com a instalação de uma plataforma elevatória vertical. ...
Módulo de referência (M.R.) é a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por um cadeirante, como ilustrado na figura acima, retirada da NBR 9050/2004.
Norma que estabelece padrões e critérios que visam propiciar às pessoas portadoras de deficiência condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma ao espaço aeroportuário e às aeronaves das empresas de transporte aéreo público regular, regional e suplementar.
Como calcular a inclinação de uma rampa? A inclinação pode ser expressa como uma porcentagem, como resultado da relação entre a altura a vencer (h) e a distância da seção no plano horizontal (d) multiplicada por 100.
A lei 10.
Sinalização tátil no piso
Piso tátil direcional:
A sinalização do piso pode ser usada para identificar diversos obstáculos presentes na rota de fuga, como pilares, vigas, desníveis, degraus isolados entre outros. Para estes casos, a sinalização pode ser feita por meio de faixas indicativas, que podem ou não ter efeito fotoluminescente.
O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície. ...