Chamado de Pedro e André.
Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados. São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia. Filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus.
Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?
Segunda pergunta: existe diferença entre o batismo de João e o dos discípulos de Jesus? ... O batismo de João era o de arrependimento. Aquele que recebia esse batismo estava reconhecendo-se pecador diante de Deus. Já o batismo de Cristo tinha a eficácia de purificar do pecado e conferir a graça.
Prezado Gilberto: como muitos outros vocábulos de nossa língua, batizar vem do Grego por via latina. Em Latim, baptizare, do Grego, baptizein, “mergulhar”, alusivo à imersão completa que se fazia na Igreja primitiva. O poderoso dicionário Liddell & Scott define o verbo grego como “mergulhar na ou sob a água”.
A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.
Abençoe a pessoa antes de imergi-la na água. Após ela ter feito a confissão de fé, abençoe-a para oficializar o batismo. Diga “Elias, eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados e pelo dom do Espírito Santo.”
O sair das águas é uma figura da ressurreição com Cristo para que se ande em novidade de vida. Assim, o batismo representa muito claramente a morte do velho modo de vida e o ressuscitar para um novo tipo de vida em Cristo.
As melhores dicas para elaborar um curso de batismo
Você deve se batizar para receber a vida de Cristo em você. Para morrer para o mundo e viver para Deus. ... Se você é temente a Deus, o ama sobre todas as coisas, ama servi-lo, quer estar puro diante de Deus e deseja ser salvo você tem as características de um servo que deve ser batizado.
Embora alguém é batizado só uma vez, um crente deve viver de acordo com os princípios de seu batismo (isto é, a morte para o pecado, e uma nova vida a seguir Jesus) toda a sua vida. O batismo é um sinal externo e público da graça de Deus se manifesta no indivíduo.