O eco ocorre quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s. Sendo assim, podemos distinguir o som emitido do som refletido. ... Os sons refletidos podem ser percebidos como um reforço, que são a reverberação e o eco.
Portanto, para produzir o eco, o obstáculo deve estar situado, no mínimo, a 17 m da fonte sonora, de forma que o som percorrerá 17 m para ir e outros 17 m para voltar como som refletido. Devido aos estudos de reflexão sonora, foi possível criar o sonar.
A reverberação é um fenômeno em ondulatória causado pela reflexão da onda sonora. ... Já na reverberação o tempo de percepção não é suficiente para distinguir o som refletido do som original.
A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som. Fica a dica!
ATENÇÃO! Se você vai instalar a parede em um lugar onde já exista um forro e quer que o isolamento acústico seja o mais eficiente possível, a melhor opção para isso é cortar o forro e levar a estrutura do drywall até a laje. Assim, a acústica do ambiente ficará muito melhor.
Para proteger de ruídos externos, que não sejam causados por atrito, a indicação é o uso de placas cimentícias ou de gesso acartonado duplo. O uso de estruturas que tenham o miolo preenchido com lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet também são boas opções. No teto use mantas acústicas instaladas diretamente na laje.
Isolamento acústico residencial é possível
1. Tenha janelas e portas bem vedadas. Entrada de ar também significa entrada de som. Uma boa solução para diminuir os ruídos é trocar portas e janelas por caixilhos acústicos de PVC ou alumínio, compostos por vidros duplos ou triplos que impedem a passagem de ruídos.
Os preços da janela antirruído variam quanto a área de janela, o tipo de ruído a proteger e os recursos a mais a oferecer. A partir de R$ 2.