FIGURA 2: Cinco etapas da formação do biofilme. 1- Adesão inicial; 2- Adesão irreversível; 3- Formação do esqueleto/arquitetura; 4- Amadrecimento e 5- Desprendimento com início de novo ciclo com a formação de um mais biofilme.
Dentro do ambiente tridimensional que é o biofilme, os microrganismos podem e devem estabelecer comunicação. As primeiras células que se fixam no substrato são responsáveis por produzir sinais que vão atrair mais e mais bactérias para que, de forma cooperativa, secretem as substâncias que irão formar o biofilme.
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
O denominado supragengival é caracterizado por aderir a parte aparente do dente, ficando acima da borda da gengiva. Ele é facilmente identificado por sua coloração amarelada ou esbranquiçada. Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva.
A raspagem supra e subgengival é um procedimento realizado com o intuito de retirar o tártaro dos dentes e da gengiva, além de tratar e prevenir processos infecciosos na gengiva.
A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.
A raspagem consegue remover todo o tártaro Este tratamento é chamado de supragengival. Já o tártaro que fica escondido abaixo da margem da gengiva são retirados com a raspagem subgengival.