O comprimento axial é medido da saída da bacia até seu ponto mais remoto, seguindo-se as grandes curvas do rio principal ( não se consideram as curvas dos meandros ).
Declividade
α = L / A1/2 • L: comprimento do talvegue (hm); • A: área da bacia (ha). 1/2 = 1,0 (bacia arredondada). 1/ß2 (região montanhosa) = 1,33 (tabelado); T'2 (função da declividade do talvegue, do coef. de forma (α) e da área da bacia): T'2 = 2,0 (tabelado);
O sistema de drenagem de uma bacia é constituído pelo rio principal e seus tributários; o estudo das ramificações e do desenvolvimento do sistema é importante, pois ele indica a maior ou menor velocidade com que a água deixa a bacia hidrográfica.
Tempo de concentração é o tempo em que leva para que toda a bacia considerada contribua para o escoamento superficial na seção estudada, ou ainda é o tempo para que a gota de água que cai no ponto mais distante chegue até a seção que define o limite da bacia.
Porque nós, seres humanos, não conseguimos reter atenção por mais de 18 minutos. Cientistas tem estudado o poder de concentração do ser humano. E chegaram ao resultado de que a faixa de tempo de concentração dura entre 10 e 18 minutos.
Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.
Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro.
25mm de chuva equivale a 25 litros de água por metro quadrado. Mas atenção, se cair em menos de uma hora será uma chuva forte. Se demorar mais, a água tem tempo para escoar e a chuva poderá ser considerada moderada. Acima de 50 mm em uma hora é considerada uma tempestade.