Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
Como sabemos, revisões sistemáticas seguem um planejamento previamente estabelecido para sua condução. Esse planejamento idealmente é documentado no que chamamos de protocolo da revisão sistemática. Uma boa prática em pesquisa é a publicação desse protocolo.
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa? Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico.
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
Introdução: A revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.
A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema. Há diferentes tipos de revisão, que vão atender esses objetivos de forma distinta.
Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.
O artigo deve conter no mínimo 12 e, no máximo, 20 páginas, e deve ser composto pelas seguintes partes: 1) título; 2) nome dos autores; 3) resumo; 4) abstract; 5) palavras- chaves; 6) introdução; 7) revisão de literatura ou referencial teórico; 8) material e métodos ou aspectos metodológicos; 9) resultados e discussão; ...
Artigo de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
A revisão bibliográfica é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. ... Para proporcionar o avanço em um campo do conhecimento é preciso primeiro conhecer o que já foi realizado por outros pesquisadores e quais são as fronteiras do conhecimento naquela (Vianna, 2001).
Já um artigo de periódico, publica informações escritas por especialistas para seus pares {leitores especializados, na mesma área – ou correlatas – ao tema}, usando linguagem científica adaptada ao tema de que trata o artigo, e com maior embasamento científico e metodológico.
Mas, e a diferença entre projeto de pesquisa e artigo científico? Na verdade, a diferença é que o projeto é o planejamento do artigo científico, ou como explicamos anteriormente, é no projeto de pesquisa que você apresenta como irá desenvolver seu artigo, monografia, tese ou dissertação.
Qual a diferença entre projeto de pesquisa e artigo cientifico? - Quora. Projeto de pesquisa compreende toda a etapa de planejamento que se pretende seguir durante a pesquisa. ... Projeto de pesquisa compreende toda a etapa de planejamento que se pretende seguir durante a pesquisa.
Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. ... Essa definição de projeto veio do PMBOK, o guia mais utilizado quando o assunto é gestão de projetos.