Comensalismo é uma relação ecológica entre animais de espécies diferentes. ... Um dos exemplos mais conhecidos de comensalismo ocorre entre o tubarão e a rêmora. Este último se fixa no tubarão alimentando-se dos restos de comida e obtendo transporte. Nesta relação, o tubarão não é prejudicado nem beneficiado.
O comensalismo é caracterizado por interações entre organismos de espécies distintas, sem que a espécie que se beneficia, prejudique aquela que a auxilia. ... Chamamos de espécie comensal a que é beneficiada na relação, ou seja, que alimenta-se.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. ... Um exemplo de relação desarmônica é o predatismo.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.