A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações.
Significado de Curiosidade substantivo feminino Qualidade do que é curioso, que tem grande vontade de saber. Vontade de ver, de conhecer algo novo ou desconhecido: satisfazer sua curiosidade. Desejo descontrolado de saber sobre a vida alheia; bisbilhotice, indiscrição. ... Do latim curiositas.
A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado.
Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio.
Como diz a expressão em inglês: “think outside the box”, ou seja, pense fora da caixa. É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. ... Ser criativo é se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas. Ser criativo é quebrar paradigmas, é ser empreendedor.
A criatividade possibilita que você adquira certa autonomia, que o leva a adotar uma postura empreendedora não só na sua vida profissional, como também na pessoal. ... Você a utilizará nas situações em que precisa encontrar soluções para determinados problemas.
Orientação associativa: imaginativo, lúdico, apresenta riqueza de ideias, capacidade de se envolver, trânsito fácil entre a realidade e a ficção. Necessidade de originalidade: Resiste a regras e convenções. Tem uma atitude rebelde devido a uma necessidade de fazer coisas que ninguém faz.
A imaginação criativa é mais do que apenas imaginação ativa. Ser capaz de imaginar coisas ativamente, ver e ouvir coisas na mente de uma pessoa, é uma capacidade importante....Não espere pela imaginação criativa.
Nós listamos oito, mas em seu livro existem muito mais e vale como recomendação de leitura:
A palavra importante aqui é desenvolver. Ser criativo não é simplesmente ser imaginativo.
Você pode perceber, enquanto sonhamos montamos histórias absolutamente desconexas, fora de uma linha temporal e com elementos que não existem em nossa realidade. E é justamente disso que sua criatividade precisa: sonhar com a solução criativa do seu problema.
O fenômeno criatividade se manifesta em todos os setores da vida, seja social, político, estético, científico....Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:
O processo criativo é a base da estruturação de boas ideias para um projeto. Times e profissionais precisam se guiar por etapas que permitem os estudos da situação para, então, chegar à solução do problema, ou seja, o desenvolvimento da campanha ou da ação.
A criatividade só pode ter origem no momento em que algo nos é solicitado, no momento em que algo requer nossa atenção e ação, seja ela imediata ou tardia.
Pensamento divergente é um processo de pensamento cujo objetivo é achar o maior número possível de soluções para um problema. Essa capacidade é usada para gerar ideias e resolver algo criativamente, em oposição ao pensamento convergente, que consiste em achar uma única solução apropriada a um problema.
Criatividade é sinônimo de INVENTIVIDADE, traduzida como “inteligência ou talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no campo científico, que no campo esportivo, etc”. ... A verdade é que qualquer pessoa pode ser criativa.
Que possui ideias, comportamentos, atitudes comuns com outrem: pensamentos convergentes. Que segue para o mesmo objetivo ou propósito que outro; que obtém ou apresenta os mesmos resultados: mecanismos convergentes; desenvolvimentos convergentes.