No momento em que o cálculo atinge a junção ureterovesical, ocorrem polaciúria e disúria e a dor desaparece no momento em que o cálculo penetra na bexiga urinária. Alguns outros sinais e sintomas ainda podem ser vistos, como hematúria macro e microscópica, náuseas e vômitos.
Os cálculos ureterais constituem parte importante dos casos de litíase urinária por serem responsáveis, na maioria das vezes, pela cólica ureteral. Este tipo de cólica provoca dor lombar de início abrupto, com irradiação para a região genital, de forte intensidade e acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese.
O estreitamento do canal do rim (também conhecido como JUP – junção ureteropiélica, ou estenose de JUP) obstrui o fluxo de urina que vem do rim. Deve ser tratado cirurgicamente quando começa a provocar danos na função renal.
No entanto, a cólica renal acontece porque o rim continua filtrando a urina e não tem como eliminá-la, pois o ureter está obstruído. Desta forma, causando a dilatação do rim (hidronefrose) provocando as dores”, explica o nefrologista.
Sintomas de rim inchado