Por Que O Ser Humano Consegue Sobreviver Em Quase Todos Os Ambientes?

Por que o ser humano consegue sobreviver em quase todos os ambientes

O ar é essencial para a vida. Os seres humanos poderiam sobreviver por um tempo sem comida, mas não sem o oxigênio que está no ar, com o qual o nosso corpo produz a energia que nos permite mover, trabalhar, brincar e pensar.

FOTO DO DIA

Estamos preparados para viver em condições extremas. Existem culturas, ideias e construções sociais muito diferentes ao redor do mundo que refletem que as pessoas podem se adaptar, viver no deserto e no Polo Norte. A criatividade ajuda-nos a resolver problemas porque nos permite explorar e abrir caminhos, muitas vezes para o inusitado e original, para desenvolver continuamente novas competências e com isso podemos adaptar-nos às mudanças e evoluir.

Já pensou em deixar a Terra e se mudar para um outro planeta onde não enfrentássemos problemas como poluição, doenças ou violência? Não sabemos se esse lugar existe, mas com certeza não está na nossa vizinhança.

Resposta verificada por especialistas

Resposta verificada por especialistas

Depender apenas de soluções tecnológicas verdes é equivocado porque o foco ainda é baseado em coisas novas e mais uso — e não em mudar o estilo de vida ou modelos de negócios que originaram esse problema em primeiro lugar.

De alguma forma, criar coisas novas se tornou uma palavra divina na psique humana coletiva. Está desagradavelmente presente em todos os nossos empreendimentos, desde histórias antigas até laboratórios de pesquisa e desenvolvimento modernos.

HISTÓRIA

Até mesmo as relativamente recentes aventuras humanas de exploração espacial, que começaram há cerca de 60 anos, estão desencadeando um problema desastroso de lixo espacial.

Outra favorita é Titã, uma das luas de Saturno. Ela tem quase tudo para ser um local hospedeiro, exceto a baixa temperatura de -180º C. Em 2005, a sonda Huygens pousou de paraquedas no solo de Titã, passando pela sua fina atmosfera. O solo de Titã é cheio de pedras e areia e muito parecido com desertos terrestres. Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar (a maior é a lua de Júpiter, Ganimede) e tem também estações do ano e lagos de metano que até poderiam abrigar vida, mas não a nossa.

Mesmo que a gente consiga substituir todos os veículos movidos a combustíveis fósseis por equivalentes elétricos, por exemplo, as cidades já estão com dificuldade de tirar espaço dos carros nas ruas, e os veículos elétricos têm seu próprio impacto nos recursos mundiais devido aos materiais necessários para fabricá-los.

MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE

Na era do Antropoceno, os humanos podem se sentir no direito de depositar esperança na tecnologia para consertar qualquer problema, de modo que possam continuar a fazer o que estão fazendo.

No entanto, como afirma Abraham Loeb, professor de ciências da Universidade de Harvard, nos EUA, e astrônomo em busca de civilizações cósmicas mortas, "a marca da inteligência é a capacidade de promover um futuro melhor".

Viagens

O ser humano consegue viver em quase todo o lugar do planeta, diferentes de muitos animais, pois ele é adaptável. O ser humano se destaca dos demais animais por uma série de características que permitiram isso, e todas elas convergem para a adaptabilidade.

Entre os vários riscos de catástrofes globais conhecidos pelos seres humanos, alguns aparecem mais na mídia do que outros. Impactos de asteroides, erupções de supervulcões e as mudanças climáticas já protagonizaram filmes de Hollywood.

Novas perguntas de %subject%

*Ana Posses, Duília de Mello e Geisa ponte são astrônomas que querem mostrar ao Brasil a importância da ciência. Trabalham para atrair mais jovens — especialmente as meninas — para esse campo. (Fotos: arquivo pessoal)

Mas e uma ida até Mercúrio, o menor dos planetas? Mercúrio não tem atmosfera e está muito próximo do Sol. Enquanto durante o dia a temperatura ultrapassa 400º C, à noite chega a -179º C. Nunca pousamos em Mercúrio, mas temos muitas imagens recentes da sonda americana Messenger, que no final da sua missão se espatifou no solo mercuriano. Daria para viver lá? Não.

Como o ser humano se faz presente em diferentes ambientes do planeta?

Pode voar, cruzar os mares, habitar o deserto e até regiões alagadas. Trata-se do maior “predador”, mesmo não sendo naturalmente o mais forte.

Como o ser humano conseguiu se adaptar ao ambiente?

Fugir de um predador, esconder-se, procurar abrigo ou procurar alimentos nutritivos são exemplos de adaptações comportamentais, embora as duas características deste tipo de adaptação sejam a migração ou o cortejo.

O que é adaptação humana?

Já os seres humanos têm uma capacidade tremenda de se adaptar a diferentes lugares e situações sem que isso provoque um conflito com a sua civilização. ... É exatamente por ser, na essência, desadaptado ao mundo que o ser humano torna-se capaz de se adaptar a diferentes habitats e situações.

O que é adaptação e como ela acontece?

As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. ... A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.

O que significa adaptação na faculdade?

Dependências são disciplinas cursadas e reprovadas por notas e/ou faltas. Adaptações são disciplinas ainda não cursadas, mas pendentes para a conclusão do curso.

O que é uma adaptação de um livro?

Roteiro adaptado é aquele que tem como base alguma outra obra já existente, seja um livro, conto, uma peça ou até mesmo outro filme.

O que é o processo de evolução dos seres vivos?

Ciclo de surgimento e continuidade de variadas espécies Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo.

Como se explica o processo de evolução?

Para Lamarck a evolução das espécies ocorre devido as modificações que são impostas pelo meio em que vivem. As novas características são adquiridas pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo. Define que, de acordo com a utilização de um determinado membro este seria desenvolvido.

Qual a função da seleção natural na evolução?

A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.

O que é a teoria da seleção natural?

Seleção natural é um dos principais pontos da teoria proposta por Charles Darwin. De acordo com a seleção natural, o organismo mais apto sobrevive e passa suas características aos descendentes, garantindo, portanto, que características vantajosas fixem-se em uma população.

É possível que o ser humano atua no processo de seleção natural?

Um novo estudo comprova que a seleção natural, proposta pelo naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, ainda se aplica à espécie humana.