A produção excessiva das glândulas sudoríparas écrinas é que causa o aparecimento dessas pequenas protuberâncias, com cerca de 2 a 5 milímetros. Têm aparência de uma bolinha que se eleva na pele, normalmente da mesma cor, levemente endurecida.
Normalmente, estas lesões podem ser tratadas por meio de cirurgia, com remoção e sutura sob anestesia local. Por meio de substâncias cáusticas para a cauterização química e técnicas destrutivas à base de ácidos, laser ou eletrocoagulação.
Se sim, Qual seria? Olá, o tratamento do xantelasma envolve procedimentos para sua retirada, seja cirúrgica ou química (aplicação de ácido), porém são todos realizados pelo dermatologista.
Há a necessidade de uma avaliação individual, prévia e presencial pela médica cirurgiã para ter o valor exato. Apenas como referência, tivemos cirurgias que variaram de 1 a 3 mil reais, a depender das necessidades individuais específicas de cada paciente que necessitam ser atendidas.
Ao mesmo tempo, devem ser empreendidos os tratamentos das doenças de base. Como prevenir o xantelasma? O controle das taxas sanguíneas de lipídeos no sangue (como o colesterol e os triglicérides ) e das demais enfermidades de base (diabetes , hiperlipidemia , cirrose etc.)
CID 10 H02. 6 Xantelasma da pálpebra – Doenças CID-10.
Xantomas gástricos, também denominados xantelasmas ou ilhas de lipídios são pequenos nódulos ou placas de coloração branco-amarelada, com apresentação única ou múltipla, normalmente com 1 ou 2 mm de diâmetro, de forma circular ou oval. É uma patologia rara.
Descrição. O xantoma é uma espécie de tumor benigno de pele composto de lipídios, que pode aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente em cotovelos, joelhos, mãos, pés, coxas e glúteos. Já os xantelasmas são também pequenos depósitos de matéria gordurosa, só que concentrados na região das pálpebras.
Xantoma eruptivo (XE) é dermatose devida ao depósito de lípides na pele que se manifesta pelo início abrupto de pápulas amarelo-alaranjadas a vermelho- acastanhadas com halo eritematoso, situadas preferencialmente na superfície de extensão das extremidades, principalmente nos joelhos, cotovelos, glúteos, tórax e abdome ...
Doença genética, não contagiosa, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).
A dislipidemia é uma doença que se caracteriza por anomalias nos níveis de lípidos no sangue, principalmente do colesterol total e dos triglicéridos. Outras alterações incluem colesterol de lipoproteína de alta densidade baixo (HDL-C) e níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C).