As tipologias textuais são os tipos de textos criados em determinados contextos e que vão depender da intenção e necessidade de comunicação das pessoas. A tipologia textual é dividida em cinco tipos de textos: tipologia narrativa (narração): contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos.
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Resposta. Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. ... É o nome que se dá ás diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado um gênero que prevalecer.
A hiperbole é a figura de linguagem utilizada para expressar exagero. Ex: Estou morrendo de fome. (literalmente você não está).
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo: 1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".
Exemplos de hipérbole usados no dia a dia Morri de rir com a história que ela me contou. Meu Deus, essa caixa pesa uma tonelada, não a consigo carregar sozinha! Já te disse um milhão de vezes que não gosto disso. Há séculos que estou esperando por esse dia!
Gramática. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração. Ela pode ser identificada em falas do cotidiano, em textos literários ou artísticos e também na propaganda.
A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. Por esse motivo, ela está na categoria de figuras de palavras. A perífrase ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. ... Do grego, a palavra “períphrasis” significa o ato de falar em círculos.
As perífrasis verbales, locuções verbais em espanhol, são expressões formadas por dois ou mais verbos cuja união funciona como uma só unidade de sentido. Geralmente são compostas de um verbo auxiliar, um elemento de ligação (preposição, que) e um verbo impessoal (infinitivo, gerúndio ou particípio).
A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).
A personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem, mais precisamente, uma figura de pensamento muito utilizada nos textos literários. ... Note que a personificação pode também atribuir qualidades de seres animados a outros seres animados, por exemplo: O cachorro sorriu para o dono.