Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.
O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.
Você tem duas formas de escolher qual exercício utilizará para o aquecimento:
O alongamento então, seja antes ou depois do treino, não contribui em nada para prevenir lesões. ... “Não tem problema se quiser utilizar alongamentos de baixa intensidade dentro de um período de aquecimento para corrida, musculação, etc. Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades.
Coloque a perna direita em uma posição de apoio à sua frente, com o joelho dobrado 90 graus e a canela na vertical. Mantenha essa posição enquanto contrai o tendão esquerdo por um segundo. Faça 20 segundos e depois troque as pernas.
Com a mão direita segure o braço esquerdo na zona do cotovelo e procure puxar o cotovelo para baixo e para a direita do corpo. Não levante o ombro ou incline o tronco à frente. Se não for possível colocar a mão no quadril, tente aproximar o máximo que conseguir. Mantenha o alongamento por 20 segundos.
16 exercícios para fortalecer ombros e evitar lesões