A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.
O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.
Outros testes adicionais podem ser solicitados para a confirmação dos diagnósticos suspeitados: cultura; concentração de glicose; Gram; concentração de lactato desidrogenase; amilae; triglicerídeos; citologia; atividade da adenosina deaminase (ADA); pesquisas para tuberculose; entre outros.
A infusão endovenosa de solução colóide, como a albumina (6 a 8 g/L de líquido ascítico removido), é recomendada imediatamente após a paracentese de grane volume (> 5 L), para minimizar a hipovolemia intravascular, ativação dos sistemas vasoconstritor e antinatriurético e a disfunção renal.
A paracentese é realizada pelo médico, e o procedimento envolve os seguintes passos:
Para entender como tratar gases em cachorro, a resposta pode ser aumentar o bem-estar do pet em momentos de crise, passear e estimular o cão a fazer atividades físicas pode ajudar o organismo dele a liberar os gases. Porém, dependendo da gravidade do problema, a medida nem sempre é suficiente.
O melhor é levar seu animal ao veterinário. Essas bolhas de pus podem ser uma dermatite canina (doença de pele) ou ate um sinal clinico de uma outra doença, então é necessário que o médico veterinário faça exames e entre com o medicamento adequado. Fique atenta também as vacinas do seu animal.