A Lipase Hormônio Sensível (EC 3.
Ao entrar em contato com o endotélio capilar, a apo C-II pre- sente na superfície dos quilomícrons ativará a lipase lipoprotéica. Essa enzima hidrolisa os triglicerídeos dos quilomícrons, transformando-os em lipoproteínas proporcio- nalmente mais ricas em colesterol, que são os remanescentes dos quilomícrons.
Deficiência de Lipoproteína Lipase/Apo C II: Doenças causadas pela diminuição da atividade da LPL sérica, seja por defeito na própria enzima ou na apoproteína C II, sua principal ativadora. Estes pacientes desenvolvem intensa hipertrigliceridemia, com aumento de quilomícron e eventualmente, de VLDL - padrão I e V.
Os hormônios tireoidianos (HT) executam um papel lipolítico importante no Tecido Adiposo Branco (TAB), sendo este efeito mediado por meio do aumento da expressão de receptores beta adrenérgicos na membrana do adipócito, o que aumenta a sensibilidade deste tecido as catecolaminas.
Quando os níveis de glicose no sangue diminuem, é estimulada a liberação de um hormônio catabólico, o Glucagon. Este se ligar no receptor do adipócito, onde há muitos ácidos graxos estocados em forma de lipídeos, colabora para o processo de lipólise, liberando assim, ácidos graxos na corrente sanguínea.
Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo. ... A quebra do triglicerídeo em 3 moléculas de ácidos graxos e 1 de glicerol pode fornecer o substrato para a gliconeogênese, o glicerol.
7 formas eficientes para queimar gordura corporal