O heredograma é uma representação gráfica, também conhecida como árvore genealógica, que apresenta os fenótipos (conjunto de características observáveis de um organismo, sejam morfológicas, sejam funcionais) dos membros de uma família e permite a análise do padrão de determinada herança genética dentro dessa família.
Indivíduos heterozigotos apresentam dois alelos diferentes de um mesmo gene, e os homozigotos apresentam dois alelos iguais de um mesmo gene.
O alelo dominante, portanto, é A, e o recessivo é a. Em organismos homozigotos, temos AA ou aa. Já organismos heterozigotos são Aa.
Gabarito: Alternativa Correta: Quando uma característica apresenta mais de dois alelos diferentes para o mesmo lócus, esses alelos são denominados alelos múltiplos. Exemplo na espécie humana de alelos múltiplos é o sistema sanguíneo ABO, há, no mínimo, quatro alelos (A1, A2, B e O) (BORGES-OSÓRIO, ROBINSON, 2013).
Um dos exemplos de formação de alelos múltiplos nos humanos são os grupos sanguíneos do sistema ABO, visto que a espécie humana possui sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos múltiplos diferentes para um único gene: IA, IB e i.