O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.
Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.
A partir da expressão que fornece a quantidade de calor sensível, Q = m · c · Δθ, podemos concluir que o sinal (positivo ou negativo) da quantidade de calor Q depende apenas do sinal da variação de temperatura Δθ, pois m e c são grandezas físicas sempre positivas.
O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor. Não pare agora...
Portanto, o conceito moderno de calor é o seguinte: calor é a energia transferida de um corpo para outro em virtude, unicamente, de uma diferença de temperatura entre eles”.
Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo.
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. ... Embora os conceitos de calor e temperatura sejam distintos, eles são relacionados.
O que é temperatura? Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo.
Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.
Termômetros
O termômetro digital infravermelho faz a leitura da temperatura por meio de raios emitidos para a pele não prejudiciais à saúde. ... Para usar o termômetro de ouvido, conhecido também como termômetro timpânico ou auricular, você deve: Colocar a ponta do equipamento no interior do ouvido e apontá-lo para a direção do nariz.
Coloque o termômetro na boca, debaixo da língua, o mais profundo que conseguir, ao lado da base da língua. Feche a boca e respire pelo nariz. Comece a medir assim que o termômetro estiver corretamente colocado em sua boca. Aguarde os alertas sonoros indicando que o termômetro terminou a medição.
Ele mostra que a temperatura cai antes da ovulação e antes da menstruação (se a gravidez não tiver acontecido). Logo após a ovulação, a TCB aumenta e permanece nesse nível até a queda pré-menstrual. O aumento que ocorre na segunda fase deve ser de pelo menos 0,4 °C quando comparado à primeira fase.
Como medir a temperatura basal Todas as manhãs, antes de sair da cama, meça sua temperatura e anote-a. Você pode usar um termômetro especial projetado para a temperatura basal ou um termômetro digital oral. Você pode fazer uma leitura oral, vaginal ou retal.
Por que a temperatura basal aumenta na ovulação? Quando a mulher ovula, um hormônio chamado progesterona também é liberado. Esse hormônio é responsável por aumentar a temperatura corporal. Por isso que podemos descobrir se a ovulação aconteceu fazendo o controle da temperatura basal.
Temperatura corporal basal Uma queda na temperatura ocorre 24-36h após a ovulação; um aumento de cerca de 0,5 graus Celsius ocorre um-dois dias após a ovulação e continua por todo o restante do ciclo. O terceiro dia após o aumento marca o final do período fértil (BENSON, 1976).