Como o próprio nome indica, as rochas magmáticas são originadas a partir da solidificação do magma, material rochoso que se encontra em ebulição no interior do planeta Terra, durante o seu processo de resfriamento.
As rochas ígneas – também chamadas de magmáticas – surgem do processo de solidificação do magma. ... Já a formação das rochas sedimentares ocorre a partir da decomposição de rochas anteriores, que são lentamente intemperizadas pelo vento, água e clima.
Tipos de Rochas Dependendo da constituição e da origem das rochas, elas são classificadas em três tipos: Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.
As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. ... Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas.
As rochas metamórficas se originam pela transformação de rochas sedimentares ou magmáticas que passam por uma grande pressão e altas temperaturas. ... Como exemplos de rochas metamórficas, podemos citar a ardósia, o quartzito e o mármore, que é o resultado da transformação do calcário.
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. As rochas ígneas podem, de maneira geral, ser classificadas sob dois critérios: texturais e mineralógicos.