É uma condição anormal, ocorrre um anormal endurecimento do tecido ósseo. Caracteriza-se por endurecimento, engrossamento ou aumento da densidade, principalmente causada por lesões como osteoartrite e osteoma.
A osteíte condensante caracteriza-se por uma densidade óssea aumentada, difusa ou bem definida, cuja esclerose é confinada aos limites do osso. A etiologia pode ser uma infecção.
É definida como uma inflamação e infecção da medula óssea com tendência de progressão. Esse processo acomete com freqüência o osso cortical e o periósteo. Na região maxilofacial, a maxila raramente é acometida por essa doença em comparação com a mandíbula.
A esclerose subcondral é uma doença que tem impacto nos ossos das pessoas que têm artrites, especificamente na zona das articulações, e é decorrência do aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação.
A osteosclerose idiopática (OI) é uma formação benigna frequente que se traduz radiologicamente como uma área circunscrita de osso denso no interior da esponjosa dos maxilares. É assim denominada uma vez que a sua etiologia é desconhecida, não estando aparentemente associada a infecção, doença sistémica ou neoplásica.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
A sacroileíte pode ser causada por quedas, problemas de coluna, gravidez, entre outros, já que acontece quando há algum dano nas articulações e o tratamento deve ser indicado por um ortopedista, podendo incluir o uso de medicamentos, fisioterapia e outros exercícios.
O sacro é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas. Em crianças, ele é composto por 5 vértebras, que se fundem completamente aos 26 anos de idade. O sacro está ligado à bacia através de outro osso (ílio), e toda essa região é chamada de articulação sacroilíaca.
O que fazer: a melhor forma de aliviar a dor de uma pancada no cóccix consiste em aliviar a pressão sobre o osso e, por isso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas também se pode aplicar compressas geladas no local para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
É uma inflamação da bursa, que é um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur, chamado de trocânter maior.