A carta de crédito consiste em um documento ou título financeiro entregue a um consorciado quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa. Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação de serviços que ele estava interessado em adquirir quando entrou no consórcio.
Por fim, o consórcio pode ser uma excelente opção para poupar dinheiro e adquirir um bem ou serviço. A carta de crédito é concedida por meio da contemplação, seja ela por sorteio ou lance, e pode ser usada de várias maneiras, para aquisição de bens, quitação de financiamento e até recebimento do valor em dinheiro.
No final do contrato determinado pelas administradoras, todos os consorciados têm acesso à carta de crédito, que funciona como um vale compras, possibilitando a aquisição do produto ou contratação do serviço. Portanto, na verdade, não existe nenhuma diferença entre carta de crédito e consórcio: um faz parte do outro!
A utilização do crédito O consórcio oferece uma flexibilidade maior, dado que a pessoa pode usar a carta para comprar o bem que ela quiser, desde que seja da modalidade contratada. ... Já no financiamento, é preciso informar ao banco o bem específico que você quer adquirir por meio do crédito no momento da contratação.
Vantagens e desvantagens do consórcio A grande vantagem do consórcio é o seu custo menor. Ao final do pagamento de todas as suas parcelas do consórcio, você paga o valor total do bem e mais um pequeno acréscimo, não chegando a dar duas vezes o valor do bem, como ocorre no financiamento.
O grande atrativo do financiamento é ter o direito de usufruir do imóvel imediatamente, mesmo sabendo que ele ainda não é totalmente seu. ... Já o consórcio é para aqueles que estão planejando comprar a casa própria, mas ainda não escolheram o imóvel, a localização ou mesmo porque não querem ainda se mudar.
Tenha renda de no mínimo 3x valor da parcela. Nas Administradoras que exigem comprovação de renda para liberação do crédito da carta de consórcio, a regra mais comum é que os titulares tenham pelo menos 3 vezes o valor da parcela (pós-contemplação) em renda mensal.
Mensalidade de acordo com o seu orçamento A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar. O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com o seus rendimentos mensais.
7 coisas que você precisa saber ao fazer consórcio
Cancelamento do consórcio O interessado em cancelar o consórcio deve entrar em contato com a administradora de consórcio. ... Além da solicitação por vontade própria, pode acontecer de o consórcio ser cancelado devido à falta de investimentos por parte do consorciado.
Esse lucro tem sua origem na chamada TAXA DE ADMINISTRAÇÃO, que é embutida na prestação mensal paga pelo consorciado. Desse modo, o consumidor que desistir do consórcio terá direito a receber parte do que pagou de volta, pois o que é vedado é a PERDA TOTAL DAS PARCELAS PAGAS.
3Clique no número de grupo/quota/DC do produto desejado para ter acesso aos boletos. 4Clique em serviço, na barra lateral da esquerda. 5Clique em Devolução de Valore, dentro do grupo Serivços, para visualizar seu boleto. 6Confira o total disponivel do valor a receber e confirme.
Assim como ocorre com a contemplação, a recuperação do dinheiro também pode ser antecipada por meio dos sorteios utilizados para contemplação. No caso de consórcios cancelado, em lugar de receber a carta de crédito para a compra do bem ou serviço, a contemplação libera a devolução do valor já pago pelo consorciado.
Se deseja cancelar sua cota de consórcio, vá ao menu “Fale Conosco”, preencha o formulário corretamente. Em “Motivo do Contato” selecione a opção “Cancelamento de Cota”. Adicione a “Carta de Cancelamento” manuscrita de acordo com o modelo disponível abaixo.