O milagre grego foi a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico. ... O rompimento com esse pensamento mítico foi o surgimento da filosofia que trouxe novas perspectivas para a sociedade permitindo assim, que tanto ela como os indivíduos desenvolvessem novas formas de pensar.
O chamado "milagre grego" tem referência a uma transição relativamente rápida da consciência mítica para a consciência filosófica na Grécia Antiga. Os gregos possuíam uma forte tradição oral pautada nas narrativas dos mitos, o que dava conta de construir o pensamento coletivo e sua leitura de mundo.
O Milagre Grego refere-se a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico. ... Os gregos passaram a ser considerados como seres únicos, evoluídos, sábios, capazes de criar filosofias, ciências, artes e contribuir diretamente para a elevação e formação do povo como nenhuma população conseguiu realizar.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Os gregos pretendiam explicar a origem do mundo, buscar a verdade, tirando esses boatos, histórias e fantasias do mundo. Filosofia (vem do grego) que significa AMOR À SABEDORIA; os gregos filósofos acreditavam que através dos raciocínios lógicos podiam alcançar a explicação de modo verdadeiro.
Condições Históricas para o Surgimento da Filosofia
Condições Históricas para o Surgimento da Filosofia