A Auditoria de Conformidade Legal demonstra à empresa as obrigações provindas da legislação em vigor que não estão sendo cumpridas, o que possibilita a determinação, planejamento e priorização das ações necessárias à plena conformidade deste item de seu sistema de gestão.
Na maioria das vezes, limitamo-nos a respondê-la, esclarecendo que Compliance é a tradução do verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou pedido. Ou seja, explicamos que Compliance significa “conformidade”.
Atender às preocupações sociais, estabelecendo uma relação de confiança para o consumidor de que o produto ou serviço está de acordo com os requisitos especificados e, simultaneamente, não tornar-se um problema para a produção, não envolvendo mais recursos do que aqueles que a sociedade está disposta a investir.
Auditoria de Adequação No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica dos documentos do sistema de gestão que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema de gestão da organização.
Logo, o escopo de auditoria é a delimitação estabelecida para o trabalho e é expresso pelo objetivo, pelas questões e pelos procedimentos de auditoria, no seu conjunto. Isto significa que ao examinarmos uma matriz de planejamento, deveremos ter uma exata noção do escopo do trabalho que será ou foi realizado.