São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
O Dinamismo de um Automóvel O quadro de 1912 foi criado por Luigi Russolo e retrata um automóvel em andamento nas ruas de uma cidade. Mais do que representar o estilo de vida da época, com as máquinas que estavam surgindo, a obra expressa a paixão do artista pelos avanços tecnológicos deste "novo mundo".
O futurismo no Brasil foi um movimento que propagou as ideias de Filippo Tommaso Marinetti, um poeta italiano que, em 1909, publicou no jornal francês Le Figaro um manifesto que enaltecia a modernidade, a tecnologia, o movimento e a violência. ... o culto à modernidade; a conexão ideológica com o fascismo.
Sempre abrir. Em 20 de Fevereiro de 1909 foi lançado pelo poeta italiano Felippo Tommaso Marinetti, no jornal francês Le Figaro, o Manifesto Futurista. Este foi o ponta pé inicial para dar início a criação de um movimento de cunho artístico e literário denominado Futurismo.
Principais características do Futurismo: - Propaganda como principal forma de comunicação; - Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; - Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade; - Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.
Características do Dadaísmo na literatura - Irreverência artística; - Protesto contra a guerra, o capitalismo e o consumismo; - Caráter pessimista e irônico, principalmente em relação à política; ... na composição das obras de arte.
Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais.
Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista; Aversão à guerra e aos valores burgueses; Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo; Crítica ao consumismo e ao capitalismo.
Hugo Ball e o romeno Tristan Tzara são considerados os fundadores do Dadaísmo. Tanto é que Ball leu o primeiro manifesto dadaísta em 14 de junho de 1916. Ambos diziam que Dada era uma nova tendência de arte.
O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
Os ready made são objetos industrializados que, retirados de seu contexto cotidiano e utilitário, transformam-se em obras de arte. ... Esse é um recurso artístico utilizado desde o início do século XX e, ainda hoje, causa estranhamento em grande parte do público.
O ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à ...
Para elaborar um ready-made, uma sugestão seria a seguinte:
O Dadaísmo foi um movimento de negação. ... Nas artes visuais, os ready-made de Duchamp constituem manifestação cabal de um espírito que caracteriza o dadaísmo. Ao transformar qualquer objeto escolhido ao acaso em obra de arte, Duchamp realiza uma crítica radical ao sistema da arte.
Os “ready-made” foram talvez a maior criação de Duchamp. Tratam-se de objetos prontos e banais que foram esvaziados de sua função prática, tendo como efeito sua remoção dos contextos habituais. ... O ready-made mais famoso de Duchamp foi “A Fonte”, de 1917, um urinol apresentado como uma obra de arte assinada por “R.
se origina a partir do francês objet trouvé , que descreve a arte criada a partir disfarçado, mas muitas vezes modificados, objectos ou produtos que normalmente não são consideradas materiais de que é feita arte, muitas vezes porque eles já têm uma função não arte.
Os objetos, embora reunidos para representar algo novo, conservam seu sentido original. Isso é assemblage, termo em francês que significa "montagem". Com origens no modernismo europeu, o conceito foi usado pela primeira vez pelo francês Jean Dubuffet (1901-1985).
Marcel Duchamp importante pintor e escultor francês, conhecido por sua ousadia e questionamentos quanto ao conceito de arte. ... Ao fazer isso, o artista queria modificar o pensamento das pessoas, levando elas a observarem o objeto com outra visão, não se tratando apenas de um objeto do cotidiano.
O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. ... Seu modelo primeiro são as rotinas e, com isso, ele borra deliberadamente as fronteiras entre arte e vida.
O happening (ou acontecimento) diferencia-se da performance pela fundamental participação do público, o que gera um caráter de imprevisibilidade. No que se refere à performance, ela é mais cuidadosamente elaborada e pode ou não ter a participação dos espectadores.
O happening é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.