O Guia alimentar para a população brasileira apresenta uma NOVA classificação de alimentos dividida em 4 categorias: A primeira é composta por alimentos in natura ou minimamente processados, obtidos diretamente de plantas ou de animais como, por exemplo, vegetais, legumes, frutas, carnes, ovos.
Os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável
Carlos Augusto Monteiro
Arroz, pães, massas, tubérculos e raízes (batata inglesa, batata-doce, mandioca, inhame, cará e outros). Consumir uma porção diária. Equilibrar duas partes de arroz para uma de feijão. Peixes, frango, ovos ou carne bovina e suína (em menor quantidade e reduzida frequência semanal).
Siga esses passos para montar um prato bonito e saudável:
Quando montarmos um prato, devemos dividi-lo em três partes: - 50% deve ser reservado para os alimentos reguladores: hortaliças A e B (verduras e legumes); - 25% deve ser composto por alimentos construtores: proteínas; - 25% deve conter alimentos energéticos: carboidratos, como a mistura de arroz e feijão.
Almoço - É a hora de ingerir grande variedade de nutrientes — o que não significa grande quantidade de alimentos —, como carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. Arroz, feijão, alguma carne magra, vegetais e fibras são sempre uma boa pedida.
- Quais alimentos devem ser a base de uma alimentação saudável. Como mencionado, os alimentos que devem ser prioritários para uma alimentação saudável são os alimentos in natura ou os minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz integral, grãos de trigo, feijão de todas as cores, entre outros.
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Não existem muitas restrições para a prática da modalidade.
A Educação Física para o adolescente proporciona momento de reconhecimento de seu corpo, por meio dos exercícios, brincadeiras, jogos, entre outras atividades que promovem a sociabilização do aluno, auxiliando assim, no seu processo de formação crítica e criativa.