É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz orgânica (colágeno, proteoglicanos e glicoproteinas). O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Remodelamento: produção de osso novo (osteoblastos) e degradando osso velho (osteoclastos).
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Observe os tipos celulares presentes nos ossos.
As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos. São responsáveis pela produção da matriz óssea que se deposita ao seu redor.
Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.
O Osteoclastos são células do tecido ósseo responsável pela remodelação e absorção. Os Osteoclasto são células móveis, gigantes, ramificadas, com partes dilatas que contém seis a 50 ou mais núcleos. Possuem citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo quando jovens e acidófilo nos maduros.
Osteóide é a matriz óssea formada a partir de osteoblastos ativos e que ainda não foi calcificada. Osteoclastos são grandes células móveis que possuem vários núcleos e extensas ramificações, formados pela fusão de macrófagos estão envolvidos no processo de reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.
O disco epifisário simboliza a área de crescimento. Durante o crescimento humano, o ser humano passa pela ossificação(que parte da diáfise-"corpo" do osso- para suas epífises- cabeças), nesse momento há a substituição da cartilagem pelo tecido ósseo.
Os osteoblastos encontram-se sobre as superfícies ósseas e são as células responsáveis pela síntese da matriz extracelular ou matriz óssea. Os osteoblastos maduros apresentam uma grande quantidade de mitocôndrias, além de um complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvidos.