Acendedor de poste E já que esses lampiões precisavam ser acesos no final da tarde e apagados no início da manhã, era fundamental a profissão do acendedor de poste (ou acendedor de lampião). A primeira cidade do Brasil a receber luz elétrica nas ruas foi o Rio de Janeiro, no finalzinho do século XIX.
13 profissões que não existem mais ou deixarão de existir
Conheça agora 8 profissões que poderão deixar de existir nos próximos anos e continue se atualizando para não ficar para trás!
Posteriormente elas foram substituídas pelas centrais do tipo barras-cruzadas (crossbar), que também eram eletromecânicas só que mais modernas tecnologicamente.
No caso podemos afirmar que a profissão que desapareceu com a chegada da eletricidade foi a de acendedor de lampiões. Isso porque a referida profissão consistia no fato de que pessoas saiam as ruas ascendendo os lampiões que ficavam nos muros das casas como forma de tornar as ruas mais claras.
Quais são as principais novas profissões que estão surgindo?
Diferentemente do que diz a sabedoria popular, a primeira profissão humana foi a de cozinheiro – e não a de prostituta. É o que diz um estudo publicado pela Universidade de Harvard.
E foi finalmente descoberto que a primeira profissão que existiu no mundo, foi a de cozinheiro. O estudo também revelou que esse ofício surgiu muito antes da existência do Homo sapiens.