A valência de um elemento químico indica a quantidade de ligações químicas que ele realiza para ficar estável. ... Os cientistas já haviam discernido também que, por exemplo, os átomos do hidrogênio só realizavam uma ligação, nunca mais do que isso.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
Nesse capítulo, a valência é definida como um número que indica a quantidade de átomos com os quais um elemento pode se combinar.
a teoria eletrônica de valência, que dizia que os átomos dos elementos tendem a realizar ligações químicas, perdendo, recebendo ou compartilhando elétrons com a finalidade de adquirirem a configuração eletrônica dos gases nobres, isto é, para ficarem com oito elétrons na sua última camada e, assim, ficarem estáveis.
A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável.
[Ne] 3s² 3p⁵
O cloro possui 17 elétrons no estado fundamental e sua configuração eletrônica em ordem de camada eletrônica é 2 – 8 – 7. Portanto, ele tem sete elétrons na camada de valência e tende a ganhar 1 elétron para ficar com 8 elétrons na camada de valência.
Resposta. Resposta: CFCs - destruição da camada de ozônio. Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) - inseticida, causa problemas ambientais e para o ser humando.
Sendo assim, a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas e é expressa em g/mol.
Como calcular a massa molar?
O professor pode pedir para os alunos calcularem a massa molar (M = m/n) do gás butano, com o auxílio da equação de estado dos gases (PV = nRT). Considere o gás butano como um gás ideal, a pressão atmosférica (P) igual a 1 atm e o valor da constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm. L.
A massa molar de átomos de um elemento é dada pela massa atômica relativa padrão do elemento multiplicada pela constante de massa molar, 1 × 10−3 kg/mol = 1 g/mol.
Conversão de grama para mols. Monte a fórmula de conversão. O número de mols que você tem em um composto pode ser calculado dividindo o número de gramas desse composto pela massa molecular dele. A fórmula será mols = massa em gramas do composto/massa molar do composto.
Para determinar-se a massa de um átomo ou molécula em gramas (g), divide-se o valor da massa molar pela constante de Avogadro....Exemplo para uma substâncias composta:
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
1 g/mol = 0,001 kg/mol - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de g/mol em kg/mol.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.