Foi nos anos 1980 que uma construtora adotou o bordão “quem ama mora no Gama” para vender unidades de um dos primeiros blocos de apartamentos da cidade. É muito fácil amar o Gama.
Com a mudança da capital do Brasil para o interior do país, as terras que pertenciam às fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida para abrigar o Distrito Federal. Assim surgiu o Gama, que celebra 60 anos na segunda-feira (12).
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
A megalópole é uma aglomeração urbana grande formada pela junção de duas ou mais metrópoles. Já as metrópoles são as grandes cidades de um país, que atuam como centro de referência na malha urbana. Uma cidade global é uma cidade em que se tomam importantes decisões que afetaram o mundo como um todo.
Trata-se de alta concentração de atividades e pessoas em espaço limitado. O Brasil tem mais de 5 mil cidades, porém 22 concentram atividades. A macrocefalia urbana se caracteriza pela concentração de atividades e população em espaço limitado.
Suas causas estão atreladas a um rápido processo de urbanização e intensificação dos deslocamentos populacionais do campo para a cidade e à formação dos grandes centros urbanos. Entre as consequências do inchaço das cidades estão a favelização e o aprofundamento da segregação socioespacial.