Essa raiz é uma excelente fonte de energia que contém diversos minerais e vitaminas importantes para o funcionamento do organismo. Contudo, como todo alimento, pode ser prejudicial se consumida sem orientação e cuidado, causando riscos.
Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori. Comer só alimentos crus pode levar a um quadro de desnutrição, já que eles não têm tudo de que o corpo necessita.
A batata, assim como a laranja, é rica em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda a manter a saúde da pele e deixar as rugas bem longe. Além disso, a batata crua é uma ótima opção para remover marcas de acne. Uma máscara de purê de batata com mel também é excelente para ter aquela pele macia e sedosa.
Como a batata doce é rica em vitamina A que é armazenada pelo corpo, quando os níveis ficam elevados, nota-se que a pele e unhas ganham uma coloração alaranjada. Outro efeito colateral é o de formação de cálculos renais, visto que a batata doce possui oxalato, que contribui para a formação de pedras nos rins.
Fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, a batata ajuda o corpo a manter a estrutura e a força óssea. Além disso, seu consumo regular previne a perda óssea em homens e mulheres. Já o ferro e o zinco contribuem na produção do colágeno, que reforça e dá maior sustentação aos ossos.
De uns anos para cá, a batata-doce ganhou o coração do mundo fitness por ser considerada mais saudável do que a inglesa, a mais tradicional.
“Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. A inglesa, por sua vez, tem alto índice glicêmico e, por isso, faz a glicose e a insulina dispararem no sangue.
É o colesterol ruim que entope as artérias. Já os chamados carboidratos complexos ou integrais são mais saudáveis, porque contêm fibras e chegam mais lentamente ao sangue, produzindo menos açúcar e menos gordura. E é sempre melhor trocar a batata inglesa por mandioca, inhame e até mesmo a batata doce.
A batata doce ganha em quantidade de vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio e possui mais fibras. Já a batata inglesa possui menos calorias, mais proteína, potássio e niacina e menos gordura.
De acordo com os especialistas, a casca da batata pode ser utilizada para prevenir o câncer; no combate a doenças nos rins e no fígado; além de melhorar a prisão de ventre. O produto é uma boa fonte de energia e também ajuda a melhorar a pele; aliviar sintomas da gastrite e da artrite.
Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata - a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon e por aí vai.
Passo 1: o primeiro passo para se preparar a água de casca de batata para escurecer os cabelos e colocar as cascas de legumes para ferver em uma panela com um litro de água quando a água atingir o ponto de ebulição. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Chá preto e batata Coloque um litro de água para ferver com as cascas de três batatas e 4 sachês de chá preto. Após ferver, deixe apurando por 10 minutos, desligue, espere amornar e bata o liquido no liquidificador com uma batata. Peneire bem e, após descansar por 5 minutos, aplique nos fios.
Aplique a água de batata no couro cabeludo e faça uma massagem com movimentos circulares. Deixe agir por 30 minutos e remova com água fria. Pode repetir o processo uma vez por semana. A dica promete ser infalível e pode deixar seu cabelo bem hidratado e o faz crescer mais.
Confira abaixo 6 maneiras diferentes de como escurecer o seu cabelo naturalmente usando ingredientes acessíveis e que são facilmente encontrados em supermercado ou lojas de produtos naturais!
O chá preto vai deixar seu cabelo bem escuro, para isso ferva 2 xícaras de chá de água com 3 colheres de sopa de chá preto por alguns minutos, desligue, deixe esfriar, coe e aplique nos cabelos secos. Deixe agir por 20 minutos e depois lave normalmente. Repita 1x por semana até atingir seu objetivo.
Sim, caríssimo (a), você pode usar tinta óleo nas paredes e ainda conseguir resultados incríveis na pintura de seu imóvel.