A Lei[2] autoriza a transferência do financiamento para outra pessoa, mas desde que com EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO BANCO, o que significa que o novo comprador, a pessoa pra quem você pretende transferir o financiamento, tem que apresentar a documentação necessária e ter o crédito aprovado pelo banco.
Com o SFH, 80% do valor do imóvel pode ser financiado; Quem faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida também pode participar do SFH; Para solicitar um empréstimo e realizar o financiamento, é obrigatório que o solicitante tenha mais de 18 anos ou que tenha 16 e seja emancipado.
Não é possível efetuar uma “transferência” do financiamento do imóvel para outro sem que ocorra uma venda ou permuta (troca de imóveis). A venda de imóveis financiados é muito mais comum que a permuta, que pode ser bastante complicada para propriedades ainda não quitadas.
A transferência de financiamento não é grátis, e o custo varia de acordo com a instituição. As despesas de transferência e despesas com cartório são de responsabilidade do novo comprador. Porém, assumir o valor do financiamento pode não ser tão atraente, já que as condições podem ser ultrapassadas.
Como te explicamos, a permuta de imóvel financiado pode não ser muito fácil de realizar. Além da aprovação do banco, a outra parte precisa estar disposta a assumir as parcelas. ... Porém, caso a permuta seja feita, cada parte deverá pagar 3% de comissão, metade do valor exigido pelo CRECI.
A permuta de imóveis funciona através do pagamento da quantia restante em dinheiro, onde a parte que está realizando a “compra” arque com este preço, equalizando o lucro de ambas as partes envolvidas. Logo, ainda que um bem esteja na condição de financiamento, isto não impedirá de realizar o procedimento.
Como funciona a compra de imóvel novo dando o antigo como entrada? A ideia desse processo é entregar a casa que você já possui como entrada para o imóvel novo. Se houver diferença de valores, o restante é financiado da mesma maneira que no formato tradicional.
Veja a seguir quais são essas alternativas:
Funciona da seguinte maneira: se o comprador se utilizar de recursos próprios, ele quita o financiamento com o banco, ainda em nome do vendedor, e logo após a baixa da hipoteca ou do registro do termo de quitação (quando alienação fiduciária), ele realiza a escritura pública de compra e venda.
Como descobrir quanto vale o seu imóvel
Nessa situação, não é preciso desesperar: mesmo sem terminar o pagamento, é possível realizar a venda, no que chamamos de repasse imobiliário. Na prática, outra pessoa assume a dívida com o banco e passará, assim, a ser o novo dono do imóvel, quando ele for quitado.
A entrega de chaves acontece quando o Termo de Entrega de Chaves é assinado. Geralmente, tal ação ocorre depois da última vistoria do apartamento. As chaves, assim como o documento de entrega de chaves, costumam ser entregues ao novo proprietário, mas também podem ser entregues a um representante autorizado.
Saiba o que fazer após pegar as chaves do seu novo apartamento