Lapónia ou Lapônia é uma região no norte da Escandinávia, que abrange território de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa (península de Kola) e que corresponde à região onde habitam os sámi, tradicionalmente conhecidos como lapões.
Os samis são um dos maiores grupos indígenas da Europa, totalizando cerca de 70 mil pessoas, das quais 17 mil vivem na Suécia, 35 mil na Noruega, dois mil na Rússia e 5.
A dieta sami original, o que era ? O povo sami é mais conhecido por suas renas, mas provavelmente para a maioria dos samis, muitos dos quais não tinham rena alguma, caçar e mais especificamente pescar (geralmente truta e outros peixes gordos) compunha o principal da dieta.
É esta a paisagem magnífica onde vive o povo sami, uma população indígena europeia. A terra natal dos lapões ou samis inclui as áreas do norte da Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia, mas a vida nem sempre foi fácil para os seus habitantes.
O povo lapão ou sámi (em lapão: Sámi, Sápmi ou Sápmelaš; em finlandês: Saame; em sueco e norueguês: Same; em russo: Саамы) constitui o grupo étnico nativo da Lapónia (Sápmi; literalmente Terra dos Sámi), um território abrangendo partes das regiões setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, na ...
O povo Sami tem como uma das principais características o artesanato, fabricando artefatos a partir de elementos da natureza, eles tem também um grande especialidade com as renas, tendo mais de 200.
“Sami é um povo e não deve ser dividido por fronteiras nacionais; eles têm sua própria história, tradições, cultura e idioma, e um direito herdado a territórios, água e atividades econômicas; eles têm direito ao auto-desenvolvimento; e eles protegerão seus territórios, recursos naturais e patrimônio nacional para as ...
O povo lapão ou sámi (em lapão: Sámi, Sápmi ou Sápmelaš; em finlandês: Saame; em sueco e norueguês: Same; em russo: Саамы) constitui o grupo étnico nativo da Lapónia (Sápmi; literalmente Terra dos Sámi), um território abrangendo partes das regiões setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, na ...
Tem como costumes o fato de serem rápidos e corredores, o que gerou até apelidos para eles, correndo descalços e percorrendo longas distâncias.
Seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, além da coleta de bagas durante o verão.
O povo inuíte Os inuits vivem no Ártico há milhares de anos e conservam grandes experiências de sobrevivência no gelo. Além disso, são caçadores de focas muito habilidosos e grandes pescadores também, o que lhes garante uma boa alimentação mesmo no rigoroso inverno do Ártico.
Os esquimós representam um povo nômade que vivem sob temperaturas de até -45 °C; podemos encontrá-los na costa continental norte canadense, na costa leste da Groenlândia, no litoral continental do Alasca e na Sibéria, bem como nas ilhas do Mar de Bering e do norte do Canadá.
Normalmente, eles moram em construções de madeira com telhados inclinados para impedir o desabamento por causa do excesso de neve. Durante as expedições de caça e pesca, que duram dias, os homens constroem iglus para se protegerem do frio.
Cordova, Alasca, 26 de outubro de 1934 – Devido à susceptibilidade à tuberculose e outras doenças, a expectativa de vida média do esquimó do Alasca é de somente 20 anos e sua raça está fadada à extinção dentro de poucas gerações a menos que a ciência médica moderna venha a seu auxílio.
Ainda segundo o artigo do Dr. Neal, os dados coletados ao longo de décadas em estudos controlados mostram que doenças coronárias são comuns entre os esquimós, talvez até mais do que em outras populações. A expectativa de vida destes nativos, ao contrário do que se prega, é até dez anos menor do que a de outros povos.
No gelo e na neve, submetidos a temperaturas de até -45 °C. O termo “esquimó” é pejorativo – significaria “comedor de carne crua”. ...
Quanto ao banho, como eu já suspeitava eles não tomam banho todos os dias, e para tomar eles aquecem a neve em fogoes a lenha e se banham, eles não tomam banho todos os dias para não retirar a gordura natural do corpo, já que essa ajuda a esquentar o frio.
Iglu é uma casa de inverno ou moradia de caça dos esquimós (ou inuítes) do Canadá e da Groenlândia.
Os iglus são uma forma de construção habitacional efémera feita por inuítes, edificação mais prevalecente na região do Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia. Outros povos inuit tendiam a usar a neve para isolar suas casas, que foram construídas a partir de osso de baleia.
Os esquimós começam procurando um local apropriado para erguer suas cabanas de gelo. ... Depois, eles têm que encontrar uma camada de neve compacta o suficiente para permitir o corte de blocos retangulares, que servirão de tijolos para o iglu (a palavra é uma adaptação do esquimó igdlu, que significa “casa”).
Iglu
Resposta. Porque o gelo é um isolante térmico, e dessa forma, a temperatura dentro de um iglu será maior do que a temperatura fora dele.
Significado de Iglu substantivo masculino Casa que os esquimós constroem com blocos de neve compacta.
Mas o principal segredo do iglu está no seu interior. Por dentro, ele é construído em dois níveis diferentes: um mais baixo na entrada e um superior ao fundo. O ar quente, emitido pelo próprio corpo, sobe e fica na parte superior, enquanto o ar frio externo circula na parte de baixo.
15 conselhos para se proteger do frio
6 dicas valiosas para as suas viagens de inverno
Por ser feito com materiais que podem ser conseguidos com facilidade, o iglu é a casa perfeita para o Ártico. Mas o que os torna ainda mais adequados são as características dos iglus tradicionais feitos em Igloolik, na região ártica do Canadá.
O iglu não derrete porque a temperatura do lado de fora é muito baixa e dentro consegue se manter mais aquecida por alguns motivos: - Calor humano constante; ... Há também fatores como a forma que o iglu é construído, que diminui superfície de contato.
Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C. Com o calor, parte do gelo ainda derrete internamente, reforçando as arestas entre os tijolos de gelo e ajudando na retenção do calor.
Como Sobreviver a uma Nevasca Dentro de um Carro