Descrição: Calcário com maior concentração de óxido de cálcio e magnésio. Aplicação: Indicado para a correção de solo com deficiência de Óxido de Cálcio (CaO) e Óxido de Magnésio (MgO).
O calcário é uma rocha sedimentar que tem como constituinte principal o mineral calcite. É originado em meio marinho, quando este sofre perda de dióxido de carbono. No processo de reposição dos níveis de dióxido de carbono, dá-se a formação de calcite e a consequente precipitação desta.
Os principais usos do calcário são:
calcita
O calcário é uma rocha sedimentar constituída por calcite (carbonato de cálcio), incluindo, por vezes, também carbonato de magnésio. Este, pode conter, no entanto, outros minerais de carbonato como é o caso da aragonite e a dolomite, encontrando-se este último mais na pedra calcária dolomítica.
adjetivo Que contém cal: pedra, terreno calcário. substantivo masculino Nome dado a um importante grupo de rochas sedimentares, muito espalhadas, formadas essencialmente de carbonato de cálcio.
Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores (por exemplo, cianobactérias) ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonato, principalmente em meio marinho. Também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo (cavernas).
O acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal, pode formar outra variedade de rocha sedimentar, o calcário. ... O calcário é utilizado na fabricação de cimento e de cal. A cal serve para pintura de paredes ou para a fabricação de tintas.