Atividade – ESCULTURA EM PAPEL. Para isso, os alunos poderão usar jornais, papelão, revistas ou papeis de reaproveitamento. Também será necessário usar cola, fitas, pincéis e tintas. O grupo também deverá fazer o acabamento pintando a obra. O trabalho deverá ser entregue para uma exposição na escola.
No Curso de Qualificação Profissional de Ceramista você vai aprender a sobre fabricação de diferentes tipos de cerâmicas (branca, vermelha e de revestimento). Entre as atividades estão preparação de massa cerâmica, desenvolvimento de modelos, modelagem, formatação e queima de peças.
Despeje 3/4 de xícara de cola e 1 xícara de amido de milho em uma panela antiaderente. Durante este passo, deixe a panela na bancada ou no fogão, mas com o fogo apagado. Mexa até misturar bem. A melhor cola para esta receita é a cola de PVA para madeira, mas a cola cascorex também é bem boa.
Cerâmica plástica – FIMO dicas importantes antes de começar
Paper clay Preparo: Colocar o papel já picado em um recipiente com água quente, deixando de molho por algumas horas. Bater no liquidificador, despejar em uma peneira e espremer para tirar o excesso de água antes da pesagem.
Misture uma xícara de amido ou farinha de milho, uma xícara de cola branca, duas colheres de sopa de azeite de oliva e duas colheres de sopa de suco de limão. Mexa em fogo baixo por dez minutos. Assim que a mistura começar a desgrudar da superfície da panela, apague o fogo.
Endurecer o FIMO corretamente FIMO só endurece no processo de endurecimento – a cor e a forma dos modelos continuam a ser quase idênticas. Para endurecer FIMO, o forno deve ser pré-aquecido a uma temperatura de 110°C. Em seguida, coloque a obra de arte FIMO modelada no forno durante 30 minutos.
Como assar, evitando rachaduras
Esquente usando uma fonte de calor. Talvez seja necessário usar uma fonte de calor para amolecer o material se ele estiver muito duro. Coloque uma garrafa de água quente sobre ele por 20 minutos para ajudar a soltá-lo.
10. Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la ? Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal.
Como amolecer argila
Outra dica pras massinhas de modelar é nunca deixar elas no sol ou perto de lugares quentes. Esse material desbota e fica mole com facilidade, viu? Mas se for ao contrário, e a massinha já tiver endurecendo, é só pingar algumas gotas de água pra ela amolecer!
Passe a mistura de cola em varias camadas no EVA – você não quer que fiquem poças. Deixa o EVA secar após cada camada de cola. Faça camadas de cola até que o acabamento fique bem lisinho.
em placas, há também a possibilidade de moldar o E.V.A. e fazer desde bichinhos até bonecos 3D. Para isso, é necessário encapar uma bola de isopor com o material, assim o E.V.A. toma a forma da bolinha e pode ser usado como a cabeça da personagem. Há também quem dê uma amolecida no E.V.A. e consiga até fazer flores!
Há duas opções para colar o EVA: o uso de cola quente ou a cola instantânea. Existem diferenças na finalização de uma peça, que vai depender do tipo de cola utilizada. A cola quente não deixa um bom acabamento no seu trabalho, enquanto a cola instantânea possui uma praticidade maior e deixa um melhor acabamento.
- Verniz: Se quiser envernizar as peças prontas, não use caneta permanente a base de álcool para não causar manchas. Faça os detalhes e traços com caneta gel ou tinta para tecido ou PVA para artesanato. Espere secar bem antes de passar o verniz.
– Tinta Confetti – Você poderá utilizar a tinta sobre o EVA branco ou colorido ou ainda, pintar com qualquer outra tinta, esperar secar e passar a Tinta Confetti nos locais que quer dar brilho.
Dica 4: Como impermeabilizar o emborrachado Primeiro, espalhe o verniz com um rolinho de maneira uniforme sobre a pintura já seca. Depois, leve a peça para secar ao sol por aproximadamente 2 horas. Para finalizar, aplique um pouco de lustra móveis com o auxílio de um pano úmido.
Os materiais mais utilizados, para se trabalhar com uma folha de E.V.A. são as tesouras, os estiletes e a cola quente, que ajudam o material a ganhar contornos finais, ideal para artesanatos, trabalhos manuais e produtos escolares infantis, bem como decorativos, para festas e painéis.