crossorigin="anonymous">
Significado de Ilíaco adjetivo Relativo à bacia: região ilíaca. ... Fossa ilíaca, uma das duas regiões laterais inferiores da cavidade abdominal, que contém os ureteres, o ceco e o apêndice, o cólon pélvico, os ovários e as trompas uterinas.
Face interna. Fossa ilíaca vista na porção superior esquerda. Músculo ilíaco é um músculo localizado na fossa ilíaca.
O músculo sartório encontra-se látero medial. Apresenta uma origem na espinha ilíaca ânterosuperior e inserção na tuberosidade ilíaca (medialmente). Este músculo faz o movimento de cruzar as pernas através da associação de flexão, abdução e rotação lateral coxa. Além dos movimentos de flexão da coxa e perna.
Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.
A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo). A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto.
A tíbia e a fíbula são dois ossos longos que cursam paralelos um ao outro, formando a sustentação da perna e fornecendo pontos de inserção para muitos músculos. A tíbia, popularmente conhecida como 'osso da canela', é o maior e mais medial dos dois.
→ Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia. → Pé: Os ossos dos pés são formados pelos ossos do tarso, metatársicos e falanges.
Os ossos do membro inferior são: os três componentes fundidos do cíngulo do membro inferior; o fêmur e a patela (coxa); a tíbia e a fíbula (perna); o tarso, o metatarso e as falanges (pé).