De nada adianta discursar na frente da turma sobre tolerância a opiniões divergentes e negligenciar o que os alunos têm a dizer sobre o assunto. O educador deve construir uma ponte, um diálogo constante com os estudantes sobre temas como aceitação de diferenças e respeito aos colegas.
Os planos de aula para ensinar ética, podem abordar questões sobre causa e consequência, sobre o valor da caridade, sobre cidadania, valores sobre sustentabilidade e meio ambiente, valores da comunidade e sobre ter valores como o respeito, que não podem ser medidos apenas em termos materiais.
Exemplos de atitudes éticas dos professores: - Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações. - Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos. - Buscar a qualidade no processo educacional. - Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.
Ser ético no ambiente escolar é justamente agir com essa justiça, toda escola tem um regulamento, para ser ético é preciso agir dentro dele. A ética no âmbito escolar se aplica, tanto aos alunos, quanto aos professores, diretores, merendeiras etc.
Quem pratica o ato de ser solidário, não ajuda apenas o próximo, mas ajuda a si mesmo, passam a entender as dificuldades e conseguem enfrentá-las de uma maneira diferente, se tornam pessoas mais felizes e realizadas, e sabem encontrar o verdadeiro sentido da vida.
Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos.
A solidariedade precisa ser trabalhada nas crianças todo dia, em casa e também na escola. Só assim elas aprenderão o quanto é importante ajudar o próximo
Alguns exemplos de atos de solidariedade são: ouvir alguém quando essa pessoa precisar falar, procurar ajudar as pessoas de forma geral e pensar se suas atitudes vão prejudicar alguém de alguma forma. Tudo isso reunido muda a forma como vivemos em sociedade.
Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA- É aquela Tipicas das sociedades capitalista, nas quais pela acelerada divisão social do trabalho, os indivíduos se tornam interdependentes.