Galinhas precisam viver em um local com espaço suficiente para ciscar e se exercitar. Para isso, você precisa ter disponível cerca de 6 m², pois o ideal é criar, no mínimo, três galinhas.
No galinheiro o recomendado é a colocação de seis aves por metro quadrado e no piquete, preferencialmente um gramado, deixar entre 5 e 10 metros quadrados para cada ave. Outra inovação está na forma de manter as aves no piquete.
Sistema de confinamento pode ser uma alternativa O plantel fica fechado em viveiros bem ventilados, mas com proteção a ventos, chuvas e sol forte. Deixe disponível água fresca e ração de boa qualidade de acordo com a idade e a finalidade do manejo. Para abate, ração de engorda; e para poedeiras, ração de postura.
O rápido crescimento dos frangos deve-se, basicamente, ao melhoramento genético das aves combinado com sistemas de nutrição animal, baseados na utilização de rações enriquecidas e balanceadas.
Atualmente, as aves alcançam um peso médio de 2,600 kg em apenas 42 dias de vida, consumindo 4,600 kg de alimento. O crescimento da ave é tão rápido que um pintinho de 1 dia, com 50 gramas, aos 40 dias pesará aproximadamente 2,5 kg, ou seja, seu peso aumentará 50 vezes.
Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.
oito meses
"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.
oito meses de idade
a- De postura - Ao completarem as 20 semanas de vida, ofereça ração de postura aos frangos. Ela possui até 2% a mais de proteína e mais cálcio que as rações comuns.