Uma nação é constituída por uma população que partilha a mesma origem, língua, religião e/ou cultura, ou seja, são pessoas que possuem uma história e identidade comuns. O conceito de nação, portanto, é mais amplo e complexo do que o conceito de povo. ... Assim, um mesmo país pode abrigar nações distintas.
Já o nacionalismo apresenta uma definição política sobretudo da preservação da nação enquanto entidade, por vezes na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.
Na verdade, sem o nacionalismo não existiria guerra, o nacionalismo, é criado pelo governo pra incentivar os jovens a participarem de guerras. ... Sempre se lembre, a guerra é começada por uma minoria que ocupa uma posição importante no país. Para dar continuidade, uma minora força ou influencia a maioria ao seu favor.
Resposta. O nacionalismo, que prevaleceria durante a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, estendendo-se da Europa para outras regiões do mundo.
A - O nacionalismo e o imperialismo contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial na medida que acirraram disputas ideológicas (de acordo com os princípios do nacionalismo, cada sujeito crê que a sua nação é o "auge" da civilização, devendo submeter as demais) e econômicas, já que as nações imperialistas, tais ...
Porque o imperialismo foi umas das causas da primeira guerra mundial, pois os países imperialistas tinham interesses em dominar territórios e áreas cada vez maiores no mundo. ... Assim se deu início as rivalidades que por fim, resultaram na primeira guerra mundial.
Resposta. Foi um dos motivos que levaram à primeira guerra mundial. A disputa entre os países mais ricos (Inglaterra, França e Alemanha) por terras na Ásia e África para exploração de suas riquezas, geraram problemas entre esses países. Cada um queria mais, para mostrar a força da nação.
Essa proposta iria levar à eclosão da guerra dos Balcãs em 1912-1913, acirrando os sentimentos nacionalistas contra a dominação do Império Austro-húngaro na região. O resultado disso foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, dando motivos para o início da I Guerra Mundial.
Resposta. Apesar de estar na Belle Époque, a europa estava um barril de pólvora devido as corridas imperialistas, e somente esperando para explodir, o gatilho da explosão foi o assassinato de Francisco Ferdinando, o sucessor do trono Austro-Húngaro, por meio de um sérvio.
Resposta: Teve diversos motivos, um dos.. foi porque a Alemanha apoiou a independência do Marrocos para barrar a colonização francesa no Norte da África (mas retirou o apoio em troca de uma parte da colônia francesa do Congo). ... Os franceses queriam se vingar da Alemanha.