Já a queillite actínica crônica tem maior intensidade. Seus sinais clínicos são edema, eritema, descamação, ulceração, sangramento, áreas leucoplásicas, crostas, áreas eritoplásicas, adelgaçamento do vermelhão, falta de delimitação entre o vermelhão e a pele e atrofia labial (PICASCIA & ROBINSON, 1997).
Queilite Actínica (QA) é uma condição clínica inflamatória (10 a 20%) que afeta o vermelhao do lábio inferior quando há exposição excessiva e crônica aos raios solares. Outros fatores como álcool e tabagismo podem elevar a chance de malignização.
Fatores de risco e causas da queilite angular Acúmulo de saliva nos cantos da boca. Chupar o dedo. Dentaduras mal ajustadas. Algumas condições genéticas, como a síndrome de Down e a síndrome de Sjögren.
Dentre as diversas formas de tratamento, há a vermelhectomia, que consiste num procedimento cirúrgico para a remoção parcial ou total do vermelhão do lábio, apresentando baixo custo e permitindo a disponibilidade de material para exame anatomopatológico.
Leucoplasia é uma condição na qual manchas ou lesões espessas e brancas aparecem dentro na boca - geralmente na gengiva ou nas bochechas - e é causada pelo crescimento celular excessivo. As lesões podem variar na aparência, mas geralmente são brancas ou cinza e têm bordas grossas e elevadas e superfície dura.
Condição pré-maligna ou neoplasia pré-cancerosa é uma lesão ou tumor que causa multiplicação de células anormais com risco aumentado de desenvolver algum câncer. Felizmente a maioria das neoplasias não se transforma em câncer.
As lesões pré-cancerizáveis são consideradas alterações teciduais benignas, morfologicamente modificadas, que apresentam um maior risco de transformação maligna daquela região.
Lesões cancerizáveis ou pré- malignas são lesões que podem, mas não necessaria- mente antecedem, o câncer bucal, porém, são manifes- tações de grande importância devido à possibilidade de diagnóstico precoce de câncer e de todas as suas im- plicações.
Neoplasia Maligna Características macroscópicas - Crescimento rápido, agressivo, sem limites definidos. Características Microscópicas - Pleomorfismo celular, pouco diferenciada, mitose frequentes e atípicas, hipercromatismo das células, relação núcleo/citoplasma alterada, invasão dos tecidos subjacentes.
A queilite actínica é a lesão pré-maligna mais comum do lábio inferior, que se apresenta como uma lesão difusa, resultante da exposição excessiva à radiação solar, e exibe alterações histomorfológicas indicativas de desvio da diferenciação normal, podendo apresentar diferentes graus de displasia18,24,26,29,31.
· Conceito: São alterações morfológicas que conduzem à descrição de lesões nos tegumentos cutâneo e mucoso (pele e/ou mucosa bucal).
As irritações ou lesões orais são inchaços, bolhas ou feridas na boca, lábios ou língua. Apesar de haver numerosos tipos de feridas e desordens orais, as mais comuns são as aftas, o herpes, a leucoplasia e a candidíase. Cerca de 1/3 de toda a população apresenta ou apresentou estas lesões em certa idade.
Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.
Lesões puntiformes ou perfurantes são causadas por instrumentos alongados, finos e pontiagudos com diâmetro transverso reduzido. Por estas características, o instrumento usualmente afasta as fibras do tecido lesado, preservando-as de secção.
ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não. Apresenta orifício de entrada, um trajeto e às vezes orifício de saída. Produzido por objeto pontiagudo e fino capaz de atravessar a pele e tecidos subjacentes.
São exemplos de instrumentos perfurantes: picador de gelo, agulha, compasso e alfinete....Em relação aos instrumentos causadores de traumas, eles podem ser classificados como:
Perfurante - são ocasionadas por agentes longos e pontiagudos como prego, alfinete. Pode ser transfixante quando atravessa um órgão, estando sua gravidade na importância deste órgão. 4. Pérfuro-contusas - são as ocasionadas por arma de fogo, podendo existir dois orifícios, o de entrada e o de saída.
Tipos de feridas Feridas superficiais: quando atingem apenas as camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme superficial ou intermediária); Feridas profundas: quando atingem níveis mais profundos da pele (derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens, ligamentos).
FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.
Tipos de Coberturas para Curativos