As duas palavras - lê e ler - existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de serem pronunciadas de forma parecida, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Lê é a forma conjugada do verbo ler na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.
O verbo ler é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu leio, ele lê, vós ledes,...) e do presente do subjuntivo (que eu leia, que nós leiamos, que eles leiam,...).
lelo
Conjugação pronominal
g) Como deveria ser flexionado o verbo ler caso o termo sua poesia fosse trocado por seus poemas? Por quê? Reescreva a oração com essa mudança. O verbo deveria ser flexionado no plural (leem-se) para concordar com o sujeito (seus poemas), também no plural.
Naquela com verbo na 3ª pessoa do plural, ele se excluiria (outros falam, ele não). e) Que outro tipo de sujeito poderia indicar a mesma inclusão? Explique sua resposta. O sujeito nós, oculto, indicaria inclusão.
Ler é verbo transitivo que admite complemento directo nulo. O complemento directo pode ser nulo quando a interpretação do valor do complemento é arbitrária ou indefinida: «O Zé lê/come/bebe 1 imenso.»
Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.