Quais Os Tipos De Radiografias Intrabucais?

Quais os tipos de radiografias intrabucais

Este mês eu trouxe um tema bem importante e muito comum na rotina clínica odontológica: as radiografias intraorais. Leva este nome justamente pela maneira em que o exame é feito. O filme/sensor radiográfico é inserido dentro da cavidade bucal do paciente, na região em que se deseja avaliar. Essas radiografias têm a finalidade de auxiliar o diagnóstico e consequentemente contribuir para o tratamento do paciente, já que é feito de forma mais detalhada. É importante lembrar que este exame deve ser correlacionado com outros exames clínicos.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente.

Download

É um tipo de exame intrabucal que pode ser solicitado como rotina, e ajuda o dentista a avaliar áreas que seriam impossíveis de serem visualizadas a olho nu.

Para isso, o mesmo injeta uma substância que promove a salivação e depois realiza o exame para identificar se as glândulas estão funcionando normalmente ou não.

Exames

Exames

Isso porque é responsável por capturar imagens do posicionamento dos dentes de forma ampla. A radiografia oclusal permite avaliar a posição de raízes residuais, dentes inclusos (siso) e dentes supranumerários (excedentes).

As radiografias interproximais auxiliam na observação de estruturas entre os dentes, sendo muito utilizada para diagnosticar cáries em seu estado inicial, por exemplo.

Ademar Junior

Desse modo, os flashs radiográficos são liberados e as imagens são feitas de forma digital. Com isso, o dentista pode conferir os resultados das imagens de forma mais complexa e aprofundada, possibilitando um diagnóstico certeiro.

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Esse tipo de exame é fundamental para a identificação da síndrome de Sjogren, um tipo de condição que deixa a boca seca e acaba promovendo o aparecimento das cáries.

Leia também:

Leia também:

Com o propósito de localizar tridimensionalmente uma determinada área patológica ou elemento dental através da radiografia (que é um exame de natureza bidimensional) algumas técnicas foram desenvolvidas e são amplamente utilizadas. São elas:

O procedimento de radiografia dos dentes é muito importante para o diagnóstico de diversas alterações e enfermidades presentes na dentição do paciente. Assim, auxiliam na identificação do método de tratamento e permitem o acompanhamento dos pacientes em recuperação.

Visão em conjunto

É um tipo de radiografia dos dentes muito utilizada por ortodontistas, para implementação de aparelhos e próteses, assim como para identificação de dentes impactados e problemas de ATM (articulação temporomandibular).

Em muitos casos, são realizados antes, durante e após o tratamento do paciente. Tudo é uma questão de bom senso do profissional quanto a necessidade da realização do exame. Por fim, devo ressaltar a importância da indicação correta para o exame radiográfico. Sabemos que este tipo de procedimento é delicado por se tratar de radiação ionizante em sua composição. Após a correta indicação e realização eficiente da técnica, é possível usufruir dos benefícios do exame radiológico como o diagnóstico certeiro e tratamento correto.

Técnicas de Localização

Por proporcionar uma visualização mais detalhada da anatomia dental, tem como objetivo identificar patologias que podem estar acometendo o interior do dente. Este tipo de radiografia é a mais comum no que diz respeito a exames intraorais na clínica odontológica.

Esse tipo de exame é muito utilizado nos casos de colocação de aparelho ortodôntico, devido a sua capacidade de registrar todos os dentes em uma única imagem.

Leia também

O exame de tomografia computadorizada é responsável por registrar a arcada do paciente de forma tridimensional. Assim, além de avaliar as imagens no computador, ainda é possível enviar as informações para uma impressora 3D que irá imprimir um modelo físico.

Enquanto isso, a radiografia periapical é um método que auxilia a elaboração de diagnósticos, fornece maior detalhamento do que está sendo analisado. O exame assegura que o dentista trace um plano de tratamento mais minucioso, já que permite identificar diversas doenças orais.

O que faz um técnico radiologista?

Preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, hemodinâmica, ultrassonografia e ressonância magnética nuclear. Realizar exames radiográficos convencionais.

Quais os perigos da profissão de técnico de radiologia?

Os técnicos em radiologia e outros profissionais que atuam nessa área estão sujeitos à exposição a radiações ionizantes, que aumentam os riscos de doenças como neoplasias, anemia aplástica, púrpura, radiodermatite, infertilidade, entre outras.

É fácil arrumar emprego de técnico em radiologia?

Inclusive, engana-se quem pensa que é difícil arrumar emprego na área de radiologia porque esta apenas opera na área da saúde. Ledo engano! O leque de oportunidades para o técnico em radiologia é muito amplo, principalmente por ser uma das áreas com maior flexibilidade de jornada de trabalho do mercado.